Pintor de Arte

Pintor de Arte

O pintor de arte é a pessoa que transmite sensações, sentimentos, ideias, pensamentos e ideais através de tintas em telas ou outros materiais. É uma pessoa que respira e vive arte, por isso costumam ser pessoas muito sensíveis e sensitivas.

Outros nomes para esta profissão: Pintor

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Baixa
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Desenho, Geometria Descritiva, História da Cultura e das Artes, Materiais e Tecnologias, Oficina de Artes
  • Idiomas: Inglês, Português

Viver de arte em Portugal não é assim tão fácil, como sabemos. Os apoios do Estado à cultura são muito poucos, e as oportunidades que se dão aos novos artistas são tão escassas que acabam por ter de procurar alternativas para obter rendimento, como dar aulas, por exemplo.

Apesar das dificuldades, esta profissão pode ser muito compensadora a nível pessoal. Só o facto de olhar para um quadro e perceber que conseguimos transmitir exatamente aquilo que queríamos, já é uma sensação de dever cumprido muito grande.

Se gostas de arte e tens talento para o desenho e pintura, então continua a ler este artigo! Vamos contar-te tudo o que precisas saber sobre ser pintor de arte!

Curioso?

Vem connosco!

O que faz um Pintor de Arte?

O pintor de arte transmite os seus sentimentos, ideias, ideais, pensamentos para os quadros (telas) que faz. A observação do que o rodeia é essencial para fazer um bom trabalho. É a partir da observação atenta que ele é capaz de entender o mundo e as pessoas, e é a partir desse conhecimento que nasce uma verdadeira obra de arte.

Além disso, este é um trabalho que envolve muita sensibilidade, mas também requer criatividade. Sem dúvida, estas duas características são imprescindíveis se quiseres seguir esta carreira.

A pintura é uma das artes clássicas, como a escultura também. Esta técnica usa vários tipos de pigmentos para dar forma e textura àquilo que sentimentos e pensamos. Como todas as outras artes, a pintura requer muito talento, mas também muito trabalho e dedicação.

Quais as suas funções

A principal função do pintor de arte é de pintar quadros, sejam eles retratos, paisagens, composições abstratas, entre outras. Para isso, ele usa diferentes materiais, como, por exemplo:

  • Tintas
  • Óleos
  • Pastel

Poderá fazer pinturas em telas, mas também é possível fazê-las em outros materiais, como azulejo, por exemplo. Existem muitas técnicas que pode utilizar para fazer as suas obras, dependendo do objetivo que pretende para o seu quadro.

Para desenvolver este tipo de trabalho, é essencial ter uma sensibilidade apurada. É preciso sentir para conseguir transmitir os seus sentimentos para a tela.

Saídas no Mercado de Trabalho

Como dissemos, a arte e a cultura em Portugal ainda têm poucos apoios do Estado, o que torna a profissão muito difícil para aqueles que querem ser artistas a tempo inteiro.

Podes trabalhar em galerias de arte e museus, como artista, ou até como um guia para os grupos que fazem visitas às exposições.

Normalmente, os pintores de arte são profissionais autónomos e ganham por cada quadro vendido, dando uma parte à galeria de arte, ou museu, ou então pagam o aluguer do espaço e ficam com a totalidade do dinheiro adquirido na venda das obras.

Além disso, também podes trabalhar em escolas e universidades, dando aulas para os jovens que estão a estudar Belas Artes. Obviamente que, para este caso, precisas ter formação superior.

Outra hipótese é trabalhar em institutos de conservação e restauração de obras. Neste caso, o teu trabalho não é tanto criativo, mas exige perícia e muita técnica.

Apesar de ser em menor expressão, os pintores de arte também podem trabalhar em agências de publicidade, empresas de design, editoras, no teatro e na televisão, e na indústria de moda.

Como trabalhar como pintor de arte é muito difícil, a maioria dos artistas opta por dar aulas, tanto no ensino público, como no privado, e nos tempos livres dedica-se à pintura criativa.

Como entrar na carreira de Pintor de Arte?

Apesar de não ser obrigatório o curso superior de Artes Plásticas ou Artes Visuais, se quiseres dar aulas, ou trabalhar por conta de outrem, é essencial que tenhas, pelo menos, a licenciatura no teu currículo escolar.

Atualmente, o curso de artes plásticas tem três ramos de especialização diferentes, são eles: Pintura, Escultura e Multimédia. Com a licenciatura, os alunos vão estar aptos para a criação artística.

De entre as várias disciplinas abordadas no curso podemos mencionar:

  • Desenho
  • Artes Plásticas
  • Meios Digitais
  • História da Arte
  • Geometria
  • Arte Contemporânea
  • Estética
  • Estudos de Arte Moderna e Contemporânea
  • Sociologia da Cultura
  • Crítica de arte

Vais aprender várias técnicas de pintura, assim como teoria importante para desenvolveres a tua expressão e análise artística. Apesar de se tratar de uma profissão prática, a verdade é que a teoria é essencial para uma maior compreensão da realidade artística.

Existem também vários cursos de pintura que podes fazer. Muitos artistas dão cursos a pessoas que queiram aprender mais um pouco ou alguma técnica em particular, então pode ser também uma boa oportunidade de aprenderes coisas interessantes.

Onde estudar Artes Plásticas?

Portugal:

Brasil:

Se queres ser pintor de arte, então tens de trabalhar muito! Um artista não só tem de saber desenhar e combinar as cores, como também precisa saber transmitir uma mensagem para a tela. As pessoas que olham uma obra de arte têm de perceber o que o artista quer dizer. Por isso, mais do que técnica, precisas saber olhar com a alma e transmitir isso para o público.

Ser pintor de arte pode não ser uma carreira fácil, mas a verdade é que podes sentir-te muito realizado e feliz! Por isso não desistas e investe na tua formação! Sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima