Polidor de Vidro

polidor de vidro

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O polidor de vidro, também acabador de artigos de vidro, ou então polidor de vidros e cristais, é a pessoa responsável por polir peças em vidro e cristais. Este profissional atua no acabamento das peças, podendo também atuar como lapidador de vidro (cortam e lapidam o vidro).

Este profissional encaixa, portanto, na área dos trabalhadores da transformação de vidros. Sendo assim, eles são responsáveis por atividades de corte e acabamento de vidros, assim como de cristais.

Embora não seja uma profissão muito conhecida, esta pode ser uma carreira que oferece boas oportunidades de trabalho.

Se estás à procura de um trabalho que saia da rotina de escritório e em que possas manter-te ativo, então estás no sítio certo.

Aqui, vais descobrir tudo o que precisas sobre a profissão de polidor de vidro e cristais. Vamos mostrar-te o que faz, quais as funções que tem no seu quotidiano, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para entrar na carreira.

Vens connosco?

O que faz um Polidor de Vidro?

O polidor de vidro realiza o polimento de artigos de vidro e cristais. Embora a principal responsabilidade seja polir os artigos, é possível que, em algumas empresas, também tenha de cortar, lapidar e decorar os vidros e cristais.

Neste caso, além das atividades citadas acima, ele também tem de preparar as máquinas e equipamentos necessários para todas as funções, sejam elas de polimento, corte, lapidação ou então de decoração.

É fundamental que este trabalhador saiba quais as melhores ferramentas a usar em cada um dos casos, de forma a selecionar as mais adequadas para o trabalho.

O polidor de vidro também tem de fazer a requisição de matérias-primas e preparar as máquinas e equipamentos a usar.

Como este ofício envolve um certo grau de risco, pelo manuseio de equipamentos que podem causar lesões, é muito importante cumprir todas as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho. Além disso, o uso correto dos equipamentos de proteção individual é indispensável.

Ainda tens dúvidas sobre a profissão certa para ti? Então faz os nossos Testes Vocacionais!

Quais as suas funções

O polidor e acabador de artigos de vidro tem como principal função fazer o polimento de artigos de vidro. Para conseguir realizar este trabalho, ele leva a cabo diferentes tarefas. Ora vejamos!

  • Retocar e regularizar a superfície dos artigos de vidros
  • Desbastar e corrigir imperfeições nas peças de vidro
  • Instalar na máquina o dispositivo mais apropriado para o acabamento (este depende da operação que irá realizar, podendo usar, por exemplo, disco metálico, mó abrasiva, cinta de lixa, roda de cortiça e roda de esmeril)
  • Assentar o artigo na roda abrasiva ou na roda de polimento (assentamos/comprimimos apenas a parte da peça que queremos trabalhar)
  • Lavar os artigos de vidro e limpá-los (quando este trabalho é manual)
  • Alimentar o sistema de lavagem (quando o processo de lavagem e limpeza é feito mecanicamente)
  • Manusear o dispositivo de moldar as peças de vidro (este dispositivo funciona por aperto)
  • Assegurar a qualidade do produto e, quando necessário, pode fazer correções às peças
  • Retirar o excesso de vidro
  • No fabrico de espelhos, tem de pulverizar soluções de prata no vidro
  • Para moldar lentes brancas, ou então para moldar os vidros para os relógios, este profissional tem de definir o corte, assim como triturar o vidro a usar

Conhece também a profissão de Polidor

Saídas no Mercado de Trabalho

Os polidores de vidro fazem parte dos trabalhadores da transformação de vidros. Por isso, eles trabalham no fabrico de produtos minerais não-metálicos. A maior parte destes profissionais trabalha para empresas que fabricam estes produtos, com contrato de trabalho (carteira assinada).

Os setores que mais contratam estes profissionais atualmente são:

  • Fabrico de artigos em vidro
  • Fabrico de vidro de segurança
  • Varejo da área do vidro (setor do comércio)
  • Fabrico de vidro plano
  • Decoração, gravação, lapidação, vitrificação em louça, vidro e cristal
  • Varejo para construção (setor do comércio)
  • Venda por atacado de espelhos, vidros e vitrais (setor do comércio)
  • Indústria automóvel

No entanto, podem também atuar como profissionais autónomos, prestando serviços a particulares ou outras empresas de pequeno porte, como relojoarias, por exemplo.

Nãoo vás embora sem antes conheres a profissão de Polidor de Pedra

Como entrar na carreira de Polidor de Vidro?

Para seguires a profissão de polidor de vidro em Portugal, então o ideal é procurares uma formação na área. Esta é uma profissão que envolve muitos conhecimentos técnicos, além de teres de saber todas as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho.

Infelizmente, não existem muitos cursos de polimento de vidro em Portugal, o que dificulta na hora de encontrares uma boa formação, mas existem alternativas.

A formação no trabalho é, então, uma possibilidade. No entanto, a maior parte das empresas procura trabalhadores qualificados e com experiência. Além disso, também são valorizadas outras competências e experiência noutras áreas profissionais, como, por exemplo:

No Brasil, para seguires a profissão de polidor de vidros e cristais, tens de ter, no mínimo, a quarta série.  No entanto, se quiseres atuar também como cortador de vidros, tens de ter a sétima série.

Terás, ainda, de fazer um curso básico de qualificação (200 horas, aproximadamente).

Onde estudar para Polidor de Vidro?

De facto, existem poucos cursos de polimento de vidro em Portugal e, por isso, talvez seja bom procurares um curso de vidraceiro, por exemplo. Aqui vamos deixar-te alguns cursos que te podem interessar.

No Brasil, a oferta formativa é bem maior e não terás dificuldade em encontrar um curso que te agrade, portanto deves procurar uma formação que seja perto de onde moras e que tenha qualidade. Deixamos aqui algumas opções.

Portugal:

Brasil:

Se queres ser polidor de vidro, então não deixes de procurar uma formação boa que te prepare para o mercado de trabalho. Com toda a certeza, vai fazer a diferença na hora de conseguires um bom emprego. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top