Preparador Físico

Preparador Físico

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O Preparador Físico é um profissional essencial no desporto de Alto Rendimento, pois cabe-lhe orientar os treinos dos Atletas. A sua missão é ajudá-los a melhorarem a sua performance e a atingirem bons resultados.

A busca permanente pela excelência e a exigência de bater recordes marcam o mundo do desporto, sobretudo no âmbito competitivo. Assim, a preparação física é cada vez mais fundamental e pode, tantas vezes, ser o diferencial que assegura vitórias.

Deste modo, o Preparador Físico tem um papel fundamental na orientação dos treinos individuais dos Atletas. Mas também orienta sessões de conjunto em desportos coletivos.

O seu trabalho passa por considerar as exigências da competição e as características dos próprios Atletas. Além disso, também ajuda na recuperação depois do esforço, o que é essencial para prevenir lesões e problemas físicos.

Mas continua a ler para saberes tudo desta profissão!

O que faz um Preparador Físico

O trabalho do Preparador Físico é ajudar um Atleta Profissional a manter a sua melhor forma física, para conseguir atingir os resultados a que se propõe.

Assim, tem de traçar planos de treino específicos conforme esses objetivos e tendo em conta as características do desporto e do próprio Atleta.

Vê que é muito diferente cuidar da preparação física de um Jogador de Futebol ou de um Jogador de Voleibol, de Andebol ou de Basquetebol, pois são modalidades com exigências distintas.

Mas mesmo neste tipo de desportos coletivos, o Preparador Físico tem de atentar as condições de cada Atleta, desde a sua composição física até à posição no terreno de jogo. A preparação de um Guarda-Redes é sempre distinta dos restantes elementos de campo, por exemplo.

No seu dia a dia, esse profissional tem de trabalhar de perto com o Treinador de Futebol, ou de qualquer outra modalidade, para orientar da melhor forma as sessões de treino físico.

As suas preocupações passam por promover a resistência e fortalecer os músculos e a capacidade cardiorrespiratória, mas também a força e a coordenação.

Porém, o Preparador Físico tem ainda um papel na motivação do Atleta e até pode contribuir para a sua autoconfiança.

Quais as suas funções

A preparação física é essencial para que os Atletas Profissionais atinjam o seu melhor rendimento. Em desportos como o Futebol, onde é preciso um alto grau de resistência física, o Preparador Físico é um elemento-chave das equipas técnicas.

Deste modo, esse profissional define o grau de intensidade dos treinos físicos, o número de repetições dos exercícios e as pausas das sessões.

Portanto, tem de ter tanto conhecimentos de fisiologia como de periodização ou de Metodologia de Treino. Mas também tem de perceber do desporto onde atua, para entender as exigências que os Atletas enfrentam.

Para lá disso, é essencial que tenha conhecimentos de Psicologia desportiva e boas capacidades de comunicação e de se relacionar com os outros.

Em termos resumidos, podemos indicar que as principais funções de um Preparador Físico são as seguintes:

  • Planear os treinos
  • Fazer avaliações físicas dos atletas/equipa
  • Controlar as cargas de treino
  • Prevenir lesões
  • Ajudar a recuperar os músculos após o esforço
  • Estimular a autoconfiança dos Atletas.

Quanto ganha um Preparador Físico

Os salários dos Preparadores Físicos podem variar muito e dependem de vários fatores, a começar pela formação e pela experiência de cada profissional.

Contudo, o próprio desporto de atuação também faz muita diferença na hora de ver a folha de pagamento. Assim, o Futebol surge no topo das modalidades onde os salários podem ser mais interessantes, sobretudo nos grandes clubes.

Repara que os Treinadores de Futebol mais conhecidos têm, por norma, equipas de adjuntos que os acompanham a cada nova aventura num clube. Entre esses adjuntos, estão, quase sempre, Preparadores Físicos.

Portanto, o local de trabalho é também um fator relevante na hora de definir o salário de um profissional. Mas também é preciso ganhar um certo estatuto para poder obter melhores ganhos.

Saídas no Mercado de Trabalho

Nos últimos anos, a preparação física ganhou importância, em especial no desporto de competição. Há cada vez mais exigência e Atletas mais bem preparados. Portanto, também há uma busca maior pela perfeição física.

Essa é uma boa notícia em termos de oportunidades para Preparadores Físicos. E repara que não se limitam apenas ao âmbito do desporto profissional, pois até em clubes ou modalidades amadoras, há vagas nessa área.

Mas também há profissionais que trabalham como freelancers, fazendo serviços avulsos e a gestão do seu próprio horário.

Além disso, há Atletas, como o futebolista Neymar, que contratam Preparadores Físicos para cuidarem dos seus treinos individuais. Aí o profissional torna-se uma espécie de Personal Trainer, mas sempre com um foco na alta competição.

Como entrar na carreira de Preparador Físico

A formação académica em Educação Física ou Desporto é essencial para entrar nessa área. Contudo, também há formações em Preparação Física que são uma boa porta de acesso a esta profissão.

Mas fazer cursos adicionais de Fisioterapia e Nutrição, por exemplo, também pode ser importante para ter mais oportunidades.

Como ser Preparador Físico de futebol

O mundo do Futebol é uma das áreas mais promissoras para quem quer ser Preparador Físico. Portanto, se queres seguir carreira nesta área, depois da formação, deves procurar ganhar experiência e fazer currículo.

Assim, podes começar por procurar trabalho em clubes locais ou regionais, ou até nas camadas jovens ou equipas de base de clubes de maior dimensão.

Será um bom começo para ir ganhando nome na profissão. Mas também será importante para conhecer as pessoas certas que poderão abrir-te portas para voos maiores. E isso vale tanto para o Futebol como para outros desportos.

Mas aproveita as dicas do professor Guilherme Rondon sobre como se tornar Preparador Físico em futebol…

Onde estudar para Preparador Físico

Os cursos de Educação Física e Desporto são a melhor escolha para quem quer trabalhar nesta área. Contudo, também há formações específicas para Preparador Físico que podem ser uma boa opção.

O importante é reunir saberes em áreas como Anatomia, Condicionamento Físico, Performance Desportiva e Metodologia de Treino, entre outros.

Para começares a tua busca, deixamos-te de seguida alguns links que te podem ajudar a encontrar a formação certa para ti…

Portugal:

Brasil:

Depois de teres percebido como o Preparador Físico é importante para atingir resultados no desporto de competição, já sabes se é este o rumo que queres para o teu futuro? Se estás certo disso, ficamos a torcer pelo teu sucesso!

Mas se ainda tens dúvidas, faz Testes Vocacionais para perceberes qual é a profissão ideal para ti.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top

A tua opinião conta para nós!

Participa no Inquérito de Satisfação do Guia das Profissões e ajuda-nos a melhorar. Responde agora e ganha o e-book “Como organizar o Seu Tempo?”

mulher apontando