Professor de Alemão

Professor de Alemão

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

História Línguas Literatura Psicologia Sociologia

Idiomas:

Alemão, Inglês, Português

O Professor de Alemão dá aulas a alunos que queiram aprender esta Língua germânica. Podem ter turmas de crianças, jovens e adolescentes, ou adultos.

A Alemanha é a grande potência europeia e, por isso, existem cada vez mais empresas à procura de trabalhadores que saibam falar alemão. Então, muitos jovens e adultos escolhem o Alemão como Língua estrangeira na escola, ou procuram um curso fora da escola para aprenderem a falar e escrever Alemão.

Portanto, a profissão de Professor de Alemão está em crescimento e a tendência é que continue a ser verificado um aumento da procura nos próximos anos.

Se és um apaixonado pelo idioma Alemão e adoravas partilhar essa paixão com os outros, podes encontrar o teu lugar no mundo como Professor de Alemão.

Neste artigo nós vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta belíssima e grandiosa carreira. Vais descobrir o que faz um Professor de Alemão, quais as suas funções no dia a dia, quais são as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para entrar nesta profissão.

Vens connosco à descoberta?

O que faz um Professor de Alemão?

O professor de Alemão dá aulas em grupo ou particulares do idioma Alemão a turmas de crianças, jovens/adolescentes ou adultos. Em Portugal, existe já a possibilidade de escolher aprender Alemão como Língua estrangeira opcional no 3º ciclo do básico e no secundário.

Apesar de haver essa possibilidade, ainda são relativamente poucos os alunos que escolhem este idioma, embora verifiquemos um aumento na procura.

No Brasil, as escolas não oferecem esta opção, até porque o Espanhol é muito mais procurado por alunos e mais importante para a sociedade em geral, muito pela proximidade com países de Língua oficial espanhola.

Quais as suas funções

A principal função do Professor de Alemão é ensinar o idioma germânico aos seus alunos. É preciso ter uma grande sensibilidade para olhar para os alunos e perceber quais as suas necessidades.

Este idioma é muito diferente do Português, o que aumenta a dificuldade na aprendizagem. Portanto, os Professores de Alemão têm de ser muito dedicados aos seus alunos.

O conteúdo e a forma como se dá a matéria também depende do nível de ensino e do grau de conhecimentos dos alunos em relação ao idioma.

Geralmente as turmas de Alemão são muito pequenas, o que facilita o trabalho do Professor. Sem dúvida, quanto menos alunos tivermos na sala de aula, melhores serão os resultados. E é fácil perceber o porquê. Conseguimos dar uma atenção quase que individual aos nossos alunos, o que faz com que poucas dúvidas fiquem no “ar”.

Além de dar aulas, o Professor de Alemão tem de preparar muito bem as suas aulas. Além de seguir um cronograma curricular, tem de ter uma certa flexibilidade para adaptar o conteúdo à turma.

Os Professores têm ainda de preparar os materiais escolares para dar aos alunos, como vídeos, áudios e fichas de trabalho, por exemplo. Preparar testes, corrigi-lo, reunir com pais e professores, e reunir com a direção da escola também fazem parte das funções do Professor de Alemão.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Professor de Alemão em Portugal pode trabalhar em escolas públicas (3º ciclo e secundário), assim como em escolas privadas. Escolas alemãs, como o Colégio Alemão do Porto, por exemplo, são também uma possibilidade, embora as vagas de trabalho sejam bem menores.

A maior parte dos Professores opta por trabalhar em escolas públicas, porque existe progressão na carreira contínua e os salários são maiores. No entanto, trabalhar em escolas alemãs e em escolas privadas oferece outras vantagens, como efetividade num tempo menor e maior estabilidade no início de carreira (as colocações no ensino público podem fazer com que tenhas de mudar de cidade de ano para ano, até ficares nos quadros do Estado).

No Brasil, as escolas públicas não oferecem a opção de Alemão como Língua Estrangeira. Como tal, se quiseres ser Professor de Alemão, ou dás aulas na universidade, ou procuras um instituto em que se ensine Alemão.

Em ambos os países, existe também a opção de dares aulas particulares, assim como trabalhares em centros de estudos e de explicações que tenham alunos que queiram aprender este idioma.

Como entrar na carreira de Professor de Alemão?

Para seguires a carreira de Professor de Alemão em Portugal, tens de tirar a Licenciatura em Línguas Modernas, podendo seguir as variantes de:

Depois deves seguir o mestrado em ensino de Português e Língua Estrangeira – Alemão. É essencial escolheres a variante de ensino para responderes aos requisitos do ensino público para te tornares Professor.

No Brasil, tens de tirar a licenciatura em Letras-Alemão.

Onde estudar para Professor de Alemão?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser Professor de Alemão? Não imaginas outro futuro para ti a não ser dar aulas de Alemão? Então não penses duas vezes e investe num curso superior de Alemão. Foco, força e muita dedicação, pois vai valer a pena todo o teu esforço. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top