Professor de Oficina das Artes

Professor de Oficina das Artes

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Desenho Geometria Descritiva História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O Professor de Oficina das Artes dá aulas a alunos do curso de Artes Visuais no 12º ano. Esta é uma das disciplinas opcionais, mas é bastante procurada pelos jovens. Nestas aulas, o Professor partilha conhecimentos de expressão e concretização plásticas bidimensionais, assim como tridimensionais.

Os Professores, independentemente da disciplina que lecionam, ocupam um papel essencial na sociedade. A formação dos mais jovens é importante para que os futuros adultos sejam pessoas capazes de lidar com o mercado de trabalho, mas também com o mundo.

Esta profissão é, com toda a certeza, uma das mais nobres. Sem eles, as pessoas não teriam tantas ferramentas para lidar com os desafios do dia a dia, nem tampouco teríamos profissionais qualificados no mercado de trabalho.

Portanto, a equipa do Guia das Profissões, deixa aqui o seu aplauso a todos os Professores que dedicam as suas vidas a formar os nossos jovens.

Se essa é a tua vontade também, e se gostas particularmente da área das Artes Visuais, então vem connosco conhecer a profissão de professor de Oficina das Artes.

Vamos?

O que faz um Professor de Oficina das Artes?

O Professor de Oficina das Artes dá aulas a alunos do 12º ano do curso de Artes Visuais que tenham escolhido estudar esta disciplina. O objetivo destas aulas é permitir que os alunos sejam capazes de realizar um projeto artístico.

Além disso, os Professores de Oficina das Artes trabalham para que os alunos tenham sensibilidade, assim como desenvolvam uma consciência crítica nas Artes Visuais.

Durante as aulas, os alunos também devem aprender a usar materiais, suportes e instrumentos, mas também aprender técnicas de manipulação dos mesmos. Isto permite que os alunos consigam ter um maior entendimento de espaço (bi e tridimensional).

Tratando-se de uma disciplina artística, não poderíamos deixar de dizer que um dos grandes objetivos é fazer com que os alunos desenvolvam a sua criatividade. Contudo, não podemos deixar de lado os métodos de trabalho e a pesquisa.

Sendo assim, o Professor de Oficina das Artes também passa aos alunos os fundamentos científicos de base, os quais estão presentes nas Artes Visuais.

Quais as suas funções

O Professor de Oficina das Artes passa conhecimentos aos seus alunos sobre expressão e concretização plásticas bidimensionais, assim como tridimensionais. Para tal, durante o ano, o Professor aborda técnicas convencionais, mas também técnicas não convencionais.

Assim, ao longo das aulas, o Professor aborda temas como, por exemplo:

  • Linguagem plástica
  • Materiais, instrumentos e suportes
  • Técnicas de representação e expressão
  • Projeto artístico e objeto
  • Representação das formas e do espaço e representação expressiva
  • Desenvolvimento de projeto (desenho, escultura, pintura, fotografia, design gráfico e de equipamento, videografia e intervenção em espaços culturais)

Os alunos, no fim do ano letivo, serão capazes de representar os espaços bi e tridimensionais por meios informáticos e riscadores. Além disso, eles também serão capazes de manipular os processos técnicos de expressão e representação visual, assim como os suportes, materiais e instrumentos.

Devem, também, ser capazes de dominar várias fases metodológicas de um projeto artístico. Como o trabalho em equipa é essencial para o sucesso do projeto artístico, os alunos aprendem ao longo do ano a trabalhar em grupo.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Professor de Oficina das Artes trabalha em escolas secundárias públicas, assim como privadas. Embora as vagas de trabalho para esta disciplina não sejam muitas, este Professor também pode lecionar outras disciplinas na área das Artes Visuais, o que torna o mercado de trabalho mais animador.

Além das aulas aos alunos do curso de Artes Visuais, também estarás apto a dar aulas no ensino artístico especializado em Audiovisuais e Artes Visuais.

É, ainda, possível dar aulas na universidade. Este é um caminho muito difícil, pois as vagas são muito poucas e só os melhores conseguem entram no percurso académico.

Como entrar na carreira de Professor de Oficina das Artes?

Para seguires a profissão de Professor de Oficina das Artes, tens de fazer o mestrado em ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Tornando-te mestre em ensino de Artes Visuais, serás capaz de te candidatar às vagas de trabalho do grupo 600. Isso quer dizer que podes ser Professor de Oficina das Artes, mas também de:

Também poderás atuar no ensino artístico especializado como Professor de:

  • Gestão das Artes
  • Projeto e Tecnologias
  • Teoria do Design
  • História e Cultura das Artes
  • Oficina de Produtos Multimédia
  • Oficina de Projetos de Construção

Se a tua ideia é crescer profissionalmente e tornares-te Professor na universidade, então terás de concluir o doutoramento na área das Artes Visuais. Não é um caminho fácil, nem o título de Doutor é garantia de sucesso.

Na verdade, só os melhores dos melhores conseguem uma colocação nas universidades. Portanto, tens de te esforçar muito ao longo do teu percurso académico para que os Professores olhem para ti e descubram o teu grande potencial. Mas se é isso que queres, não desanimes!

Onde estudar para Professor de Oficina das Artes?

Portugal:

Estás decidido a seguir a profissão de Professor de Oficina das Artes? Então não percas tempo e investe na tua formação. Não desanimes, mesmo que o caminho se mostre difícil. Acredita em ti e no teu potencial, pois vai valer a pena todo o esforço. Luta pelo teu sonho. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top