Profissional de Marketing Digital

Profissional-de-marketing-digital

O profissional de marketing digital tem sido cada vez mais reconhecido no mercado de trabalho, especialmente com o a crescente importância da Internet. Nos dias atuais, mais do que nunca, as empresas precisam de profissionais especializados que sejam capazes de divulgar as suas marcas no mundo digital.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: História, História da Cultura e das Artes, Informática, Línguas, Literatura, Materiais e Tecnologias, Multimédia, Sociologia
  • Idiomas: Espanhol, Francês, Inglês, Português

Os profissionais de marketing digital usam diversas abordagens para divulgar um produto, ou marca, ou até mesmo para realizar vendas comissionadas, na Internet. Já os profissionais de marketing, por sua vez, usam outros meios de divulgação, como panfletos, anúncios televisivos, anúncios de áudio em rádios, entre outros.

Tudo depende do desejo de atuação do profissional. Caso queira atuar nesta área e pretenda saber tudo sobre o assunto, saiba que chegou ao lugar certo!

O que faz um profissional de marketing digital

Um profissional de marketing digital pode criar toda a identidade visual virtual de uma marca. Ele pode gerir as redes sociais da empresa, fazendo com que o engajamento se torne cada vez maior e mais poderoso.

Os profissionais da área também podem vender produtos com comissões, incluindo infoprodutos (produtos não físicos), como livros digitais ou cursos online. Este mercado tem crescido de dia para dia.

Um profissional da área pode, também, alavancar a sua própria marca ou empresa, ou seja, ele não precisará trabalhar para outras pessoas obrigatoriamente, principalmente se já tiver um nicho predefinido.

Estes trabalhadores também podem ajudar as empresas a alcançarem metas de vendas ou de visualizações, o que é muito comum nos dias de hoje.

Quais as suas funções

O profissional de marketing pode atuar nas seguintes áreas:

Captador de público-alvo: O profissional desta área torna-se capaz de ter um olhar mais técnico no que diz respeito a públicos-alvo, facilitando muito o aumento de seguidores que realmente interagem com a empresa ou marca, o que gera potenciais clientes.

Vendedores de produtos: Podem pensar que não, mas os profissionais de marketing podem, e devem, sim, ser bons vendedores! Eles conhecem melhor do que ninguém a tática de tornar um produto altamente desejável, o que faz toda a diferença.

Administradores de perfis sociais: Todo o trabalho feito nas redes sociais de uma marca ou empresa deve ser feito por meio do marketing. Afinal, isso é o que atrai clientes para as instituições! Os meios sociais definem muito sobre produtos e marcas.

Criadores de conteúdo: Caso o profissional não deseje tomar conta de um perfil por completo, ele pode vender apenas os seus conteúdos, criados com base em pesquisas relacionadas a personas e públicos-alvo de uma determinada instituição.

Saídas no mercado de trabalho

Não pense que as opções são escassas neste meio! A verdade é que os profissionais de marketing digital podem trabalhar em difersos nichos.

Tanto podem trabalhar numa empresa de nicho amigável, como podem simplesmente desenvolver a sua própria marca e criar toda a base de marketing desta.

O trabalho de freelancer para estes profissionais também é uma ótima opção, já que os valores pagos nestas situações são justos e tendem a trazer vastos volumes de demanda para os trabalhadores.

É claro que, para ter clientes, o profissional precisará fazer algum marketing de si mesmo(a). Isso fará toda a diferença na hora de ser, ou não, contratado(a) por uma determinada empresa.

Como entrar na carreira de marketing digital?

A verdade é que o marketing digital é apenas uma vertente do marketing comum, por isso a maioria das pessoas opta por cursos em universidades, que abordem o marketing como um todo, de forma aprofundada.

Caso queira saber muito sobre o assunto, devemos dizer que esta realmente é a melhor opção. Pode não ser o caminho mais rápido, mas será o caminho mais seguro para o seu sucesso no futuro.

Não pense, no entanto, que frequentar uma faculdade é a única forma de estar em contato com o marketing. Pessoas que já se formaram na área ministram cursos, workshops e palestras acerca deste assunto tão interessante, e será uma excelente maneira de adquirir conhecimentos práticos.

Se quer aprender tudo sobre o marketing digital, maneiras de chegar ao conhecimento não faltarão! Então, basta arregaçar as mangas e começar a estudar agora mesmo.

Onde estudar marketing digital?

Em Portugal:

No Brasil:

Boa parte das profissões dependem de seguidores, admiradores, compradores e apoiadores para se manter no mercado, por isso é que é tão importante ter um profissional de marketing de confiança, o qual possa atender a cada necessidade do seu negócio.

O universo digital tem vindo a evoluir muitos nos últimos anos, e tem vindo a ocupar uma dimensão enorme na vida das pessoas em geral. Como tal, as empresas estão atentas a estas mudanças de paradigma dos consumidores, e o profissional de marketing é, hoje, imprescindível!

Caso queira tornar-se um profissional de marketing digital, saiba que este é, sem dúvida, um bom caminho. Estude e em breve conquistará os seus objetivos!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima