Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Línguas Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O/A Recepcionista de Hotel tem um papel fundamental no sucesso de uma unidade destas. Este profissional é responsável pelo atendimento ao público e, portanto, é o primeiro elo de ligação com os clientes, o que exige qualidade e muita simpatia.

A receção de um hotel é onde são acolhidos os hóspedes neste tipo de espaços. E é uma área muito importante da rotina destes estabelecimentos, pois é determinante para a satisfação dos clientes.

Neste âmbito, o/a Recepcionista de Hotel tem a responsabilidade de acolher as pessoas, guiando-as nas suas dúvidas e tratando de todos os aspetos para garantir o seu alojamento no local. A função tem um lado administrativo, mas também tem uma vertente de relações públicas e até de Marketing.

Assim, estes profissionais acabam por ser o “rosto” de todo o hotel, uma vez que são, muitas vezes, o primeiro contacto entre a unidade e o cliente. Quando as coisas correm mal, a experiência da pessoa pode ficar logo estragada!

Neste sentido, a simpatia e a delicadeza, bem como a paciência e a capacidade de ouvir, são características fundamentais para quem quer fazer este trabalho.

Mas fica connosco para saberes tudo da profissão…

O que faz um Recepcionista de Hotel

O/A Recepcionista de Hotel é a pessoa que trata do acolhimento dos hóspedes. Mas também é o profissional a quem os clientes recorrem para resolver eventuais problemas, ou esclarecerem dúvidas.

Portanto, é um Técnico de Atendimento Público e tem, assim, um papel decisivo na forma como os clientes se vão lembrar do hotel após a sua estadia. Nesse sentido, pode contribuir para que voltem à unidade, ou para que fiquem com uma péssima impressão dela.

O seu trabalho passa por fazer o check-in e o check-out dos hóspedes, mas também por lhes entregar as chaves dos quartos e por responder a eventuais dúvidas.

É preciso notar que o papel de Recepcionista de Hotel tem uma componente administrativa. Aliás, em alguns hotéis este profissional trata apenas das questões administrativas enquanto o Concierge de Hotel é o responsável por acolher os hóspedes.

Na realidade americana, o/a Recepcionista de Hotel pode ter funções de front-office e/ou de back-office. Portanto, no front-office lidará diretamente com o público, enquanto no back-office, tratará das questões mais burocráticas como, por exemplo, dos registos e das reservas.

Em qualquer dos casos, a receção de um hotel contribui muito para a boa imagem que este deixa junto das pessoas que acolhe. Assim, os profissionais têm de ser amáveis e gostar do contacto com as pessoas, além de precisarem de ter uma excelente memória.

Quais as suas funções

Aquilo que define o trabalho como Recepcionista de Hotel é receber as pessoas que chegam a uma unidade destas. Mas, mesmo que isso pareça muito simples, é mais exigente do que possas imaginar.

Assim, além do lado administrativo dessa receção às pessoas, o seu papel é também ser simpático/a e atencioso/a. A ideia é que o cliente se sinta apreciado e que fique agradado com a estadia, para desejar voltar!

Deste modo, podemos dizer que o/a Recepcionista de Hotel é parte integrante da máquina de Marketing de uma unidade hoteleira, pois é responsável pela primeira impressão criada nos hóspedes.

Mas, em termos práticas, algumas das suas funções principais são as seguintes:

  • Fazer o check-in e o check-out dos hóspedes
  • Tratar do registo dos hóspedes
  • Atender telefonemas
  • Verificar emails e responder-lhes
  • Gerir reservas, pré-reservas e cancelamentos
  • Receber pagamentos
  • Chamar táxis a pedido dos hóspedes
  • Ajudar a resolver problemas dos hóspedes
  • Dar informações turísticas
  • Esclarecer dúvidas sobre os serviços do hotel
  • Gerir as reclamações.

Porém, além desses trabalhos gerais, conforme o tamanho das unidades hoteleiras, o/a Recepcionista ainda pode ser chamado a fazer outras tarefas que sejam essenciais para o funcionamento dos espaços.

Quanto ganha um Recepcionista de Hotel

Os salários nesta área profissional são bastante variáveis e depende muito dos seguintes fatores:

  • Tipo de hotel
  • Localização geográfica da unidade hoteleira
  • Experiência do profissional
  • Grau de formação.

Assim, fica evidente que quem trabalha em grandes hotéis, com nomes conceituados e uma clientela de luxo, tem oportunidade de ganhar mais. Além disso, o potencial turístico da região onde a unidade se enquadra também é relevante para o salário.

Por outro lado, a formação e a experiência, do profissional, também têm influência. Portanto, investe na tua capacitação para aumentares as hipóteses de ganhares mais.

Saídas no Mercado de Trabalho

Em países como Portugal e o Brasil, com um grande potencial turístico, há sempre muitas oportunidades de emprego na área hoteleira. Esta ideia aplica-se perfeitamente a quem quer seguir uma carreira como Recepcionista de Hotel, pois há sempre vagas a surgirem.

Estes profissionais podem trabalhar em vários tipos de estabelecimentos que acolhem pessoas, como os seguintes:

  • Hotéis
  • Hostels e Guest Houses
  • Unidades de Turismo Rural
  • Apartotéis
  • Pousadas
  • Alojamentos locais.

Como entrar na carreira de Recepcionista de Hotel

A formação na área hoteleira não é obrigatória para trabalhar como Recepcionista de Hotel, mas é uma grande mais-valia. Na hora de lutares por uma vaga com outros candidatos, esse pode ser o diferencial que te vai garantir o emprego.

Além disso, o setor hoteleiro precisa de ser cada vez mais exigente, para manter os clientes satisfeitos. Por isso, a tendência é para se contratarem profissionais mais qualificados.

Por outro lado, saber falar inglês é obrigatório para trabalhar na receção de um hotel em quase todos os países do mundo, mas especialmente em Portugal e no Brasil. É a linguagem dominante entre os turistas.

Mas falar outras Línguas, como Francês e Espanhol, é uma vantagem adicional.

Porém, também é preciso ter competências pessoais únicas, ou seja, as chamadas soft skills, que podes ficar a conhecer de seguida…

Requisitos obrigatórios para ser Recepcionista de Hotel

Um/uma Recepcionista de Hotel precisa de ter certas qualidades pessoais para poder fazer o trabalho com sucesso. Assim, fica com a lista das que são mais importantes:

  • Boa capacidade de comunicação
  • Gostar de trabalhar com pessoas
  • Resistência à pressão e ao stress
  • Ótima capacidade de organização
  • Empatia (ou seja, capacidade de se pôr no lugar do outro)
  • Vocação comercial
  • Muita simpatia e amabilidade.

Onde estudar para Recepcionista de Hotel

Há muitos cursos na área hoteleira que te podem abrir caminho para te tornares Recepcionista de Hotel. Portanto, só tens de escolher a melhor opção para o teu caso.

Será que o ideal é um curso universitário? Ou será melhor fazer um curso profissional? As duas opções são válidas e podem, da mesma forma, ser bem aceites pelo mercado de trabalho. O que importa é que escolhas o rumo mais adequado ao teu perfil.

Vamos ajudar-te nessa busca com os seguintes links…

Portugal:

Brasil:

Depois de teres percebido o que faz um/uma Recepcionista de Hotel e o que é preciso para abraçar esta área, encontraste o teu caminho? Se a resposta é sim, avança com confiança! Se ainda não é bem isto, aproveita para descobrires a tua vocação com os nossos Testes Vocacionais. Ficamos a torcer pelo teu sucesso.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top