Secretário de Orquestra

secretário de orquestra

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O secretário de orquestra é o braço direito do maestro. É ele que organiza a informação e a faz chegar aos intervenientes em todos o processo de realização de um espetáculo orquestral. 

Qualquer projeto musical, desde que seja de natureza orquestral, envolvendo dezenas de músicos, precisa de alguém que possa fazer chegar as informações aos restantes membros do projeto, como outros músicos e o maestro. 

A realização de um espetáculo ao vivo envolve muita preparação. Quando falamos de uma orquestra, com dezenas de intervenientes, a organização de todo o evento torna-se muito mais complicado. 

O secretário de orquestra é uma das pessoas que trabalha nessa organização e é indispensável para que tudo corra bem. 

Se gostavas de trabalhar na área da música, principalmente com orquestras, então podes conhecer a profissão de secretário de orquestra aqui! Vamos mostrar-te o que faz, quais são as suas funções no dia a dia de trabalho, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para seguir esta profissão. 

Vamos?

O que faz um Secretário de Orquestra?

O secretário de orquestra organiza toda a informação e distribui-a para todos os intervenientes do projeto musical de natureza orquestral. Portanto, ele trata da organização do projeto e faz com que todos os intervenientes estejam informados de tudo o que lhes diz respeito, direta, ou indiretamente.

É ele que faz chegar todos os documentos aos diferentes intervenientes do projeto, como partituras, por exemplo, e fica encarregue de informar sobre horários de ensaios, e trata de toda a logística da equipa.

Além disso, ele faz a ponte entre o maestro e a orquestra. Quando um músico tem alguma questão a colocar ao maestro fora dos ensaios, é o secretário que faz chegar essa informação ao maestro. Ao mesmo tempo, quando o maestro tem alguma informação a ser passada à orquestra, o secretário faz com que essa chegue a todos os intervenientes. 

Para perceberes melhor o dia a dia de trabalho do secretário de orquestra, vamos ver agora quais as suas funções.

Quais as suas funções

O trabalho do secretário de orquestra tem como objetivo estabelecer a ponte entre o maestro e a orquestra, garantindo a boa organização do projeto, assim como assegurar o bom funcionamento de todo o processo de montagem do espetáculo, desde os ensaios até ao dia do espetáculo. 

Por isso, o dia a dia de trabalho passa muito por serviços de secretariado e recursos humanos. De entre as várias funções que tem, podemos destacar, por exemplo: 

  • Recolha e distribuição de partituras gerais
  • Recolha e distribuição de partituras por naipes (grupos de instrumentos ou vozes)
  • Organiza ensaios
  • Faz a ponte entre os diferentes naipes da orquestra
  • Verifica a disponibilidade dos espaços para ensaios e espetáculos
  • Marca horários de ensaios, espetáculos, saída para o espetáculo
  • Reserva hotéis, restaurantes e veículos, sempre que necessário
  • Serviço de secretaria e recursos humanos

Saídas no Mercado de Trabalho

O mundo da música, principalmente a erudita, não é fácil. Os apoios estatais são escassos, o que torna as produções muito difíceis de organizar e concretizar. Por isso, as ofertas de trabalho para músicos, maestros e secretários de orquestra não são muitas. 

No caso do secretário de orquestra, a vantagem é que não é uma profissão muito conhecida e, por isso, não existem muitas pessoas a procurarem por esta vaga de trabalho. 

Ainda assim, não é fácil conseguir trabalho na área, até porque o posto de secretário de orquestra só existe em projetos maiores, com mais orçamento. 

No entanto, se esse é o teu sonho e se é o que queres fazer profissionalmente, não desistas! 

Como entrar na carreira de Secretário de Orquestra?

Se queres seguir a carreira de secretário de orquestra, precisas ter a escolaridade mínima obrigatória por lei. Além disso, convém teres alguns conhecimentos básicos na área da música. Ter boas capacidades de comunicação é uma vantagem, até porque vais ter de lidar com muitas pessoas.

Normalmente, quando começas a trabalhar na área, os empregadores dão uma formação inicial, até porque as funções podem ser distintas de trabalho para trabalho. 

Mas se queres estar bem preparado para esta função, poderás, por exemplo, tirar um curso de secretariado ou recursos humanos. Além de ficares com maiores conhecimentos, é sempre uma alternativa para procurares outro emprego enquanto não consegues a tão desejada vaga para secretário de orquestra. 

Onde estudar para Secretário de Orquestra?

Portugal: 

Brasil: 

Gostaste da profissão de secretário de orquestra? Então vai em frente e não desistas de ser aquilo que realmente queres ser! Lembra-te que o mais importante é seres feliz e gostares do teu trabalho. Nós desejamos-te muito sucesso na tua carreira!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top