Sommelier de Cervejas

Sommelier de Cervejas

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Línguas Psicologia Química

Idiomas:

Inglês, Português

O Sommelier de Cervejas é um especialista neste tipo de bebida. Assim, conhece os diferentes estilos e ingredientes, bem como os vários processos de produção e a harmonização, entre outros aspetos.

Fica connosco para saber tudo desta profissão…

O termo Sommelier ou Escanção costuma ser usado no mundo dos vinhos para definir os especialistas nesta bebida. Contudo, o crescente sucesso das cervejas levou a adaptar a palavra também a este universo.

Assim, o Sommelier de Cervejas surgiu para dar resposta a uma tendência recente de culto por cervejas artesanais e diferenciadas das marcas mais comerciais.

Portanto, esse novo profissional é especialista em cervejas, conhecendo os diversos estilos, sabores e aromas. Desse modo, consegue apresentar as melhores escolhas aos clientes. E recomenda, por exemplo, esta ou aquela cerveja para harmonizar com uma dada refeição.

Mas o Sommelier de Cervejas também precisa de saber servir a bebida, pois é importante não desvirtuar o seu sabor.

Continua a ler para saberes mais sobre esse universo tão gostoso…

Quanto ganha um Sommelier de Cervejas

Não há uma tabela salarial que fixe o ordenado base de um Sommelier de Cervejas. Portanto, é difícil traçar um salário médio para essa profissão.

Contudo, é preciso ver que esse tipo de profissional não trabalha em qualquer café ou bar.

Estamos falando de uma atividade que é valorizada em cervejarias ou bares com um certo estatuto e, portanto, pensando num público-alvo mais sofisticado e apaixonado pelo mundo das cervejas.

Assim, os ordenados vão ao encontro do potencial dos espaços comerciais onde o Sommelier de Cervejas trabalha.

Mas os valores dependem ainda da experiência e do grau de especialização do profissional.

O que faz um Sommelier de Cervejas

O Sommelier de Cervejas é um verdadeiro especialista nesta bebida, pois agrega um vasto saber sobre os diferentes tipos e a forma como devem ser servidas.

Contudo, o seu trabalho diário pode variar muito conforme o setor onde esteja inserido. Assim, pode estar mais dedicado à área do atendimento ao público. Nesse caso, a sua função principal será garantir a melhor experiência possível ao consumidor.

Portanto, terá de dar dicas sobre sabores e aromas, sugerindo as melhores cervejas para cada perfil de cliente. Além disso, também deve ajudar os consumidores a decidirem que cerveja beber, por exemplo, para acompanhar uma refeição.

Por outro lado, o Sommelier de Cervejas tem de garantir que estas são servidas da forma mais adequada, pois é preciso preservar a qualidade e os seus sabores.

Mas o seu trabalha passa ainda por analisar as cervejas com os sentidos, por exemplo, a nível visual, olfativo e gustativo. Assim, ele consegue avaliar as respetivas qualidades e identificar os diferentes estilos.

Porém, o profissional pode ter de planear e organizar eventos de harmonização e degustação. Mas também pode ter de elaborar cartas de cervejas, selecionando os melhores rótulos para venda.

Um Sommelier de Cervejas também supervisiona a qualidade dessas bebidas e pode dar treinamentos na área.

No fundo, o seu trabalho passa por aproveitar o prazer de apreciar cerveja, mas sempre com moderação quanto baste.

Mestre em Estilos

Um Sommelier de Cervejas pode tornar-se num Mestre em Estilos nessa área. Portanto, esse será um grau de especialização maior dentro da profissão.

Mas para se ser Mestre em Estilos é necessário ter já feito um curso de Sommelier de Cervejas. Só depois disso, é possível subir esse degrau na carreira.

Quando se é um Mestre em Estilos, está-se num patamar superior dentro do mercado cervejeiro. Assim, esses profissionais podem, por exemplo, ser juízes em concursos de cervejas, onde avaliarão as qualidades técnicas das bebidas.

Mas essa progressão na carreira também implica um maior conhecimento na matéria. Portanto, além dos tipos de cervejas (por exemplo, lagers e ales), também terá de conhecer muito bem os estilos (por exemplo, pilsen, weiss e porter).

Mas continua a ler para saberes mais da rotina de um Sommelier de Cervejas…

Quais as suas funções

O Sommelier de Cervejas é o especialista que domina todos os processos em torno do consumo da bebida. Portanto, acumula competências técnicas, formação e experiência, mas também qualidades pessoais como ser sociável.

Mas para lá disso, ele tem mesmo de ser dinâmico e conseguir fazer uma série de funções. Vem espreitar algumas dessas tarefas que podem fazer parte da rotina de um Sommelier de Cervejas:

  • Elaborar cartas de cervejas
  • Organizar eventos de degustação e harmonização
  • Criar novas bebidas em cervejarias
  • Ser jurado em concursos
  • Dar dicas de estilos e opções para acompanhar comida
  • Fazer fichas de degustação (incluindo, por exemplo, como será o ritual de prova)
  • Conhecer os vários formatos de taças/copos e onde servir cada tipo de cerveja
  • Elaborar cocktails com cervejas
  • Organizar workshops e formações
  • Dar treinamentos
  • Fazer consultoria
  • Gerir stocks em armazém e fazer listas de compras
  • Fazer gestão de inventários
  • Garantir a qualidade da cerveja servida/vendida.

Mas, pelo meio de todas estas funções, o Sommelier de Cervejas também precisa de estar ciente dos princípios de higiene e segurança no trabalho. Repara que essas são normas essenciais no âmbito alimentar e das bebidas.

Portanto, é um trabalho todo-o-terreno que exige empenho e verdadeira paixão!

Saídas no Mercado de Trabalho

Há várias saídas profissionais para essa profissão, incluindo espaços comerciais, por exemplo, restaurantes, cervejarias e bares.

Mas o Sommelier de Cervejas também pode trabalhar em distribuidoras e importadoras, bem como na indústria de produção de cervejas, onde pode ajudar a criar novos rótulos.

Alguns profissionais optam por abrir negócios próprios. E esta pode ser uma boa ideia numa altura em que as cervejas artesanais são uma grande tendência a nível mundial. No Brasil, esse mercado está crescendo entre 30% a 40% por ano, segundo o site Valor Econômico.

Aliás, a profissão foi recentemente aprovada para incluir a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Portanto, Sommelier de Cervejas passará a integrar o CBO a partir de 2022, o que é uma prova do alto potencial económico desse mercado.

Também é preciso notar que há cada vez mais mulheres na profissão – e, portanto, temos também que falar da Sommelière de Cervejas.

O que é certo é que esse é um bom momento para quem deseja ser Sommelier de Cervejas. Pois repara que as cervejarias estão aumentando muito e as marcas de cervejas artesanais quase quintuplicaram nos últimos anos.

Além disso, esse profissional é muito importante para a cultura cervejeira, uma vez que contribui muito para a divulgação do prazer dessa bebida.

Como entrar na carreira de Sommelier de Cervejas

Se desejas ser Sommelier de Cervejas, não precisas de ter um curso universitário. Mas vais precisar de uma formação específica, pois há conhecimentos técnicos que deves dominar.

Assim, o primeiro passo para entrares no mercado de trabalho é estudares muito. Porém, também deves dedicar-te bastante a aperfeiçoar as tuas competências na área.

Além da formação de Beer Sommelier, também deves ter um perfil sociável, pois a profissão requer o contacto com pessoas. Mas também é importante que saibas falar Inglês, uma vez que é provável que tenhas de atender turistas.

Algumas pessoas entram neste setor como Empregado de Bar, por exemplo. Assim, podem adquirir certas skills que um Sommelier de Cervejas precisa de dominar. Mas depois disso, será sempre importante estudar.

Onde estudar para Sommelier de Cervejas

A maior referência mundial na formação de Sommeliers de Cerveja é a Doemens Akademie, na Alemanha. Contudo, há várias entidades pelo mundo que têm parceria com essa Academia e que promovem cursos de qualidade.

No Brasil, essa parceria existe na Escola Superior de Cerveja e Malte, em Santa Catarina, e no Instituto da Cerveja, em São Paulo. Mas também há outras entidades onde se podem encontrar bons cursos para formar profissionais nessa área.

Espreita, de seguida, algumas opções que te podem ajudar a encontrar a formação certa para seres Sommelier de Cervejas…

Portugal:

Brasil:

Portanto, agora que aqui estamos, já tens perfeita noção do que faz um Sommelier de Cervejas. Assim, tens as cartas necessárias para decidir se estás no caminho certo. Daqui fazemos um brinde com uma bejeca ou breja bem fresquinha: ao teu sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top