Sommelier ou Escanção

Sommelier ou Escanção

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Línguas Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O Sommelier ou Escanção é a pessoa responsável por escolher bebidas, em particular o vinho, em espaços como restaurantes e bares. Trata-se de um especialista em vinhos que sabe escolher qual é o melhor para harmonizar com a comida. Mas vem daí descobrir tudo sobre a profissão…

A palavra Sommelier tem origem no francês, como é fácil adivinhar pela forma como soa. Na verdade, é uma arte antiga esta a de escolher e servir vinhos.

Outrora, o Sommelier era o responsável por provar as bebidas dos reis, pois era preciso garantir que não estavam envenenadas. Portanto, era uma profissão de alto risco! Mas também havia, já na altura, por trás uma intenção de garantir que o monarca recebia uma bebida de qualidade.

Atualmente, o trabalho do Escanção, como é também conhecido este profissional, não é muito diferente. A grande diferença é que os reis são agora os consumidores! Mas a sua função é na mesma garantir que esses têm acesso a bebidas de qualidade – portanto, livres do “veneno” do mal gosto.

A profissão é geralmente associada ao mundo dos vinhos, mas o Sommelier pode atuar também no universo das bebidas em geral. Assim, existe o Sommelier de cervejas, o Sommelier de cachaça e até o Sommelier de saquê, entre outros.

Mas em qualquer dos casos, o profissional Escanção é sempre responsável por escolher, comprar, receber, guardar e provar as bebidas que são servidas aos clientes.

Portanto, ele é o garante da qualidade do produto, o que é uma tarefa fundamental para a satisfação do público.

Fica connosco para ficares por dentro dessa profissão…

Quanto ganha um Sommelier

O salário de um Sommelier ou Escanção depende muito da sua experiência, bem como da formação. Além disso, também é preciso ter em conta o local onde trabalha.

Assim, no início da carreira, pode começar por ganhar um valor comparável ao de um garçon ou Barman mais comum. Contudo, ao longo dos anos, com o treinamento e o aperfeiçoamento, poderá multiplicar esse valor por 4 vezes.

Os ganhos podem aumentar especialmente se ele tiver alguma especialização concreta e relevante. Nos patamares mais altos da carreira, onde pode ser “Master of Wine” ou “Master Sommelier International”, as rendas atingem valores bem generosos.

Em termos de rendimentos, países como França, Alemanha, Itália e EUA são bons mercados para estes profissionais, pois podem garantir salários mais elevados.

O que faz um Sommelier

O papel do Sommelier ou Escanção é elaborar as cartas de vinhos ou de outras bebidas em restaurantes, bares e outros espaços comerciais. Esses vinhos devem estar de acordo com o cardápio servido e, portanto, cumprir os princípios de harmonização.

Além disso, cabe-lhe selecionar os vinhos e pode até ter de negociar com os fornecedores, com o intuito de obter os melhores preços. Mas tudo depende do local onde trabalha e da forma como as coisas estão organizadas.

A sua função pode passar por trabalhar em parceria com um Wine Hunter, por exemplo, ou com um Enólogo. Dessa forma, conseguirá ter acesso a produtos de boa qualidade, bem como a recomendações quanto a novos vinhos.

Mas aqui é importante fazer algumas distinções para entender as diferenças que existem entre várias profissões da área dos vinhos…

O Sommelier é um especialista em vinhos mais no âmbito da sua harmonização com a gastronomia. Portanto, ele sabe tudo dos paladares da bebida e da melhor forma de os combinar com carne, peixe, mariscos, queijos ou outros alimentos.

Já o Enólogo é um especialista de vinhos na vertente da produção e do fabrico. Assim, ele conhece sobretudo os aspetos relacionados com a melhor altura para a vindima, as características das uvas e os processos de fermentação, entre outros dados.

Diferença entre Sommelier e Wine Hunter

O Wine Hunter ou Caçador de Vinhos, como também é conhecido, é alguém que percorre o mundo em busca dos vinhos com melhor qualidade ou que cumpram certos requisitos, em função das necessidades dos seus clientes.

Portanto, trata-se de um especialista de vinhos um pouco diferente do Sommelier. No caso do Wine Hunter, o foco não é tanto no consumidor de vinhos, mas sobretudo no mercado, na forma como este funciona e no potencial económico que um determinado vinho pode ter.

O Sommelier pensa numa perspetiva mais imediatista, procurando as melhores escolhas para os clientes presentes do estabelecimento onde trabalha.

Mas as duas vertentes estão associadas e ambas exigem saberes técnicos e muito gosto pelo mundo dos vinhos.

Diferença entre Sommelier e Enófilo

É preciso ainda distinguir o Escanção do Enófilo. Este é um simples apaixonado por vinhos, alguém que gosta desta bebida. E, na verdade, pode até ser uma pessoa com alguns conhecimentos vínicos, mas não tem de os ter. Basta beber com paixão e gosto!

Já o Sommelier tem uma abordagem mais “científica”, se se pode assim falar, pois precisa de avaliar aspetos técnicos precisos.

Por outro lado, o papel do Escanção passa ainda por conquistar o cliente, logo indo ao encontro das suas expetativas e paladares.

Assim, o Sommelier também tem uma parte de Psicólogo, pois precisa de entender e saber ler o que o consumidor quer.

Quais as suas funções

O trabalho do Sommelier consiste, na sua essência, em servir o cliente com as melhores escolhas possíveis, considerando o paladar do consumidor e a sua capacidade financeira.

Assim, trata-se também de saber vender o vinho, apresentando aquele rótulo como algo único, mesmo que seja o vinho mais barato da carta.

Desta forma, o Escanção tem de conhecer bem o produtor, bem como alguns dados sobre os métodos de produção e detalhes que possam valorizá-lo e levar o cliente a apreciá-lo melhor.

Portanto, a interação com as pessoas é uma parte fundamental do trabalho do Sommelier. Ele precisa de contribuir para criar uma experiência única, dando alegria ao consumidor. Tem, assim, de ter a capacidade de o encantar, mesmo com um vinho mais simples.

Para lá disso, a humildade é outro traço que é importante na profissão, pois é preciso aprender mais todos os dias. Há novos vinhos a surgirem sucessivamente e o Sommelier deve estar sempre atualizado para poder selecionar as melhores escolhas.

No seu dia-a-dia, são vários os desafios que pode enfrentar e há uma série de funções que vão para lá dos vinhos e das bebidas propriamente ditas. Algumas dessas funções são as seguintes:

  • Criar a carta de vinhos e/ou bebidas, selecionando os produtos que a integram
  • Controlar o estoque dos produtos
  • Repor produtos em falta
  • Zelar pelo bom armazenamento dos produtos
  • Verificar temperatura e areação dos vinhos
  • Ajudar clientes a escolher melhores vinhos para acompanhar refeição
  • Servir os consumidores
  • Criar e ministrar cursos
  • Organizar degustações e/ou excursões
  • Redigir artigos de opinião ou escrever livros.

Mas continua a ler para saberes mais sobre essa arte de bem servir o vinho…

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado dos vinhos está em franca expansão em vários países do mundo. Apesar de ter tido uma boa evolução nas últimas décadas, continua a crescer. Assim, as oportunidades para os Sommeliers podem ser interessantes.

O Enoturismo está também em alta e, por isso, estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares e hotéis podem ter boas chances de empregabilidade.

Mas estes profissionais podem ainda trabalhar em lojas especializadas em bebidas, como garrafeiras, ou em importadoras de vinhos.

Por outro lado, pode encontrar emprego em outras áreas, como, por exemplo, na formação, dando cursos. Além disso, podem fazer consultoria para empresas ou eventos, ou mesmo participar em palestras em festivais gastronómicos e vinícolas.

Noutro âmbito, podem escrever artigos para publicações especializadas, como, por exemplo, para sites, blogues ou jornais.

Todavia, podem ainda ter um papel em funções da área do Marketing de vinhos ou até trabalhando em parceria com Enólogos ou Viticultores na produção.

Fica por aí para entender como podes dar os primeiros passos neste mundo…

Como entrar na carreira de Escanção

A profissão de Sommelier ou Escanção não exige uma graduação específica. Contudo, ter um curso ou uma formação na área é sempre uma mais-valia para dar os primeiros passos na carreira.

Alguns profissionais começaram como simples Enófilos, ou seja, apaixonados por vinhos, bebendo por prazer e visitando regiões vinícolas e eventos de vinhos. Assim, foram fazendo provas e degustações e do gosto nasceu a paixão. Da paixão à profissão é só mais um passo um pouco maior!

Uma boa forma de dar os primeiros passos na área é fazendo cursos profissionais ou técnicos. Precisas de saber que um Sommelier tem de estudar muito e fazer algum investimento financeiro para ficar a conhecer os melhores rótulos e paladares.

Além disso, deve fazer treinamentos na área e viajar pelas regiões produtoras para ficar a conhecer vinícolas, cervejarias e destilarias.

Logo que adquira alguns conhecimentos, pode participar em campeonatos e torneios para os melhores Sommeliers nacionais e internacionais, pois é uma boa forma de conhecer pessoas na área, bem como novas técnicas e métodos.

Por outro lado, investir no conhecimento de um segundo idioma, com foco no Inglês, é uma boa ideia, uma vez que pode ser importante saber comunicar com turistas estrangeiros.

Todavia, ainda é preciso ter muito amor e absoluto respeito pelo vinho, quer seja complexo ou simples, bem como ter o cuidado de conhecer a história por trás dele. E, claro está, é necessário gostar de estar com pessoas e de as atender.

Para lá disso, o bom Sommelier tem uma excelente memória e é muito simpático, além de saber lidar com críticas e clientes maldispostos.

Onde estudar para Sommelier

Há uma infinidade de cursos dedicados ao mundo dos vinhos, mas é preciso cuidado para escolher a melhor opção. Pensa que a formação vai orientar-te e assegurar a tua evolução no setor.

Assim, deves procurar cursos que se foquem tanto nos fundamentos mais teóricos como nas questões mais práticas, pois é essencial teres um aprendizado completo e adequado.

Para começares essa procura pela melhor formação, deixamos-te algumas opções que te podem ajudar…

Portugal:

Brasil:

Agora que já sabes o que faz e o que é um Sommelier ou Escanção, estás ciente dos desafios da profissão. Sendo verdadeiros embaixadores do vinho ou de outras bebidas, estes profissionais têm de saber encantar os clientes. Portanto, a simpatia e o saber vender são critérios fundamentais. Estás pronto/a para esta aventura? Ficamos a torcer por ti.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top