Sondador (Driller)

sondador driller

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Física Geologia Materiais e Tecnologias Química

Idiomas:

Inglês, Português

O sondador, também chamado de driller, é um profissional que atua no ramo da extração de petróleo e gás natural. Ele participa das operações de perfuração em poços de petróleo e gás natural, mas também atua em operações de sondagem e de coleta de amostras.

Trabalhar em plataformas de extração de petróleo e gás natural não é fácil. O trabalho é muito cansativo, de grande esforço físico e de sacrifício. No entanto, quem segue esta profissão, não se vê a fazer mais nada na vida.

Em plataformas offshore (no mar), o trabalho envolve ficar longos períodos longe de casa. Geralmente, os trabalhadores ficam 15 dias na plataforma e ficam em terra outros 15 dias.

O trabalho é muito cansativo, com turnos longos e muito esforço físico, mas também é muito (re)compensador. Além dos salários serem relativamente altos, é sempre uma sensação única sermos responsáveis por extrair o “ouro negro”.

Se achas este “mundo” interessante e empolgante, então continua a ler este artigo. Aqui vamos mostrar-te tudo sobre a profissão de sondador.

Vamos?

O que faz um Sondador (Driller)?

O sondador, ou driller, é o profissional responsável por realizar operações de sondagem, perfuração e coleta de amostras em plataformas de extração de petróleo e gás natural. No dia a dia, ele tem de operar vários equipamentos, como, por exemplo, guinchos de sondas e brocas.

É ele que comanda e faz a monitorização de vários parâmetros para que a perfuração do poço seja feita, assim como para que a extração do petróleo e gás seja concluída, como, por exemplo, inclinação do poço, peso, pressão, níveis de tanques, entre outros.

Esta análise é essencial para garantir a segurança de todos os envolvidos no processo, mas também para assegurar a qualidade da extração e para que tudo seja feito dentro dos padrões técnicos.

Ele conta com uma equipa de profissionais treinados, a qual é composta pelo assistente de sondador, plataformistas, torrista e outros auxiliares.

O driller, como o grande responsável pelas operações de sondagem, perfuração e coleta de amostras, comanda os restantes membros da equipa e opera os instrumentos que precisam de grande perícia. O seu dia a dia é marcado pela liderança da equipa, mas também por muitos cálculos e pela monitorização de painéis.

É importante que todo o trabalho seja conduzido com muita responsabilidade, até porque existe sempre um grande risco nestas operações, não só para os profissionais, como para o ambiente.

Conhece também a profissão de Encarregado de Sonda (Tool Pusher/Tourpusher)

Quais as suas funções

As principais funções do sondador (driller) são liderar a equipa nas operações de sondagem, perfuração e coleta de petróleo e gás natural, assim como operar equipamentos, como guinchos de sonda e brocas.

Este profissional também pode ficar responsável por montar e desmontar equipamentos de perfuração, assim como fazer manobras de descida da coluna de perfuração em poços, manobras de retirada nos poços, e acionar equipamentos (motores das bombas, do sistema de perfuração, entre outros).

O trabalho envolve também o registo de parâmetros (pressão, inclinação do poço, peso, entre outros), tal como monitorizar esses parâmetros, assegurando que o trabalho seja feito com eficácia e segurança.  

Como o trabalho requer que fiques uma temporada sem vir a casa, deixamos-te aqui um vídeo de um trabalhador de plataforma que explica o que deves levar e o que não podes levar no embarque para a plataforma.

Saídas no Mercado de Trabalho

Em Portugal, as oportunidades de trabalho para sondador são nulas, até porque não existe ainda a indústria de extração de petróleo no país (embora se tenha já posto em cima da mesa essa possibilidade no Algarve).

Por isso, se queres seguir a carreira de sondador (driller), terás de te voltar para outros países, como o Canadá, Brasil, Noruega e países do Médio Oriente, por exemplo.

Como entrar na carreira de Sondador (Driller)?

Para seguires a profissão de sondador, ou driller, tens de ter, pelo menos, o ensino secundário completo (equivalente ao ensino médio no Brasil). A maior parte das empresas requer experiência anterior nas funções, por isso é comum que comeces noutras funções, como plataformista e assistente de sondador.

A par do 12º ano completo, é importante que tenhas a certificação internacional de controlo de poços e a certificação de IWCF ao nível de supervisão e certificação Cyber Chair.

Como a maior parte das ofertas de emprego é para trabalhar no estrangeiro, então é fundamental que saibas falar inglês, particularmente vocabulário específico da função.

No Brasil, um dos grandes extratores e produtores de petróleo, valoriza-se muito o curso de Engenharia do Petróleo e Gás Natural, mas também se dá muito valor a cursos específicos na área da perfuração, como, por exemplo:

  • Surface drilling
  • Well Control
  • Sistema digital de perfuração NOV
  • Sistema digital de perfuração PASON

É muito importante que saibas onde queres trabalhar para poderes alinhar as tuas formações com o que é exigido nesse país. Por isso, o nosso conselho é que averigues as exigências que fazem nos países que pretendes trabalhar e procures essas formações.

Se a tua ideia é trabalhar no Brasil, deixamos-te aqui um vídeo que explica bem como funciona o trabalho na Petrobras.

Onde estudar para Sondador (Driller)?

Em Portugal, a oferta de formações é reduzida, por não ser um país extrator de petróleo e gás natural. Já no Brasil, as ofertas formativas são muitas. Deixamos-te aqui algumas opções.

Portugal:

  • Oil & Gas production overview – High Skills
  • Petróleo e Gás – SGS

Brasil:

Se gostavas de trabalhar numa Plataforma de extração de petróleo ou gás natural e a carreira de sondador te interessou, então investe numa boa formação e segue em frente. Com toda a certeza, vais conquistar tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top