Técnico de Elevadores

Técnico de Elevadores

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Física Informática Materiais e Tecnologias

Idiomas:

O Técnico de Elevadores é o profissional que trata da instalação e reparação deste tipo de equipamentos. É uma profissão de grande responsabilidade, uma vez que está em causa a segurança das pessoas.

Os elevadores são equipamentos essenciais para as pessoas se moverem, seja em prédios residenciais, em unidades de escritórios ou em espaços comerciais. Além do conforto associado, podem ser a única solução para pessoas com mobilidade reduzida.

Assim, o Técnico de Elevadores é fundamental, pois estamos perante equipamentos que têm muito uso. Portanto, têm grande desgaste e requerem uma manutenção contínua.

Além disso, é fácil surgirem avarias, o que reforça a necessidade destes técnicos especializados.

Mas continua a ler para saber tudo desta profissão…

O que faz um Técnico de Elevadores

O trabalho deste profissional passa pela instalação, manutenção e reparação de elevadores e plataformas. A sua missão é garantir o seu bom funcionamento, mas também a segurança das pessoas.

Portanto, é uma profissão exigente e que requer uma atuação rigorosa, pois está em causa a vida humana.

Porém, além dos utilizadores, o Técnico de Elevadores precisa de cuidar da sua própria segurança enquanto trabalha. Para isso, precisa de cumprir todas as normas de segurança, pois, deste modo, consegue evitar acidentes.

A sua atuação envolve a manutenção corretiva e preventiva ao nível da cabine do elevador, do poço e da casa das máquinas.

Assim, o Técnico de Elevadores cuida das vertentes mecânica e elétrica. Mas também trata da manutenção eletrónica dos equipamentos.

Um dos seus objetivos é detetar possíveis falhas e sugerir soluções para os problemas e intervenções de melhoria.

Inspeções e limpezas regulares

No âmbito da prevenção, faz inspeções regulares às partes móveis do elevador, com atenção para o volante, uma peça que gira durante o sobe e desce da máquina.

Mas também inspeciona o motor e os rolamentos, bem como o sistema de freio, ou seja, de travagem, das máquinas.

A manutenção dos cabos de tração é outro dado essencial do trabalho, pois são essenciais para assegurar a segurança do elevador.

Quais as suas funções

Como já vimos, o Técnico de Elevadores garante que nada falha na operação destas máquinas. Portanto, mais do que atuar na mera resolução das avarias, intervém na prevenção.

Assim, grande parte das suas funções passam pela inspeção preventiva – porque, afinal, mais vale prevenir do que remediar.

Algumas das suas funções mais habituais são as seguintes:

  • Instalação de elevadores
  • Troca de lâmpadas
  • Lubrificação e vazamento das máquinas
  • Ajuste de portas
  • Limpeza dos vários elementos dos elevadores
  • Deteção e resolução de falhas técnicas
  • Reparação de avarias
  • Análise e manutenção de cabos e sistemas de segurança
  • Avaliação do estado do quadro de comando.

Quanto ganha um Técnico de Elevadores

Os salários nesta área, como em outras, dependem sempre da experiência do trabalhador. Mas o tipo de empresa e a própria cidade de atuação também têm influência.

Portanto, é difícil traçar um valor salarial médio. Contudo, fica a saber que esta é uma profissão bem paga, embora não exija um curso superior.

Repara que há falta de profissionais especializados. Deste modo, os ordenados sobem sempre um pouco com a escassez de técnicos.

Aproveita a boa notícia para ganhares ainda mais entusiasmo, caso queiras seguir uma carreira como Técnico de Elevadores!

Saídas no Mercado de Trabalho

Há boas oportunidades para quem quer entrar neste mundo, até pela já referida falta de técnicos qualificados.

Assim, os profissionais qualificados não terão dificuldades em encontrar vagas em empresas de instalação de elevadores. Essa é a principal saída para estes técnicos.

Trata-se, portanto, de uma área muito promissora em termos do mercado do trabalho. Repara que a Lei obriga à manutenção periódica destes equipamentos, para zelar pela segurança das pessoas.

Deste modo, há sempre necessidade de intervenção a título preventivo. Assim, há uma constante necessidade de Técnicos de Elevadores.

Como ser Técnico de Elevadores

É possível trabalhar nessa área apenas com o ensino médio completo, mas é preciso ter conhecimentos técnicos adequados. Assim, é importante fazer uma formação profissional adequada na área da manutenção e reparação de Elevadores.

Contudo, também se pode entrar nesse setor com formação em áreas como a eletrotécnica, a eletromecânica, a eletrónica e a mecânica.

Além disso, é preciso ter vocação para lidar com estas máquinas e para as consertar. Esse é um trabalho que exige muita paciência!

Portanto, trata-se de um ofício desgastante que exige um alto nível de concentração – já que o mínimo erro pode ser fatal.

Mas também é preciso ter jogo de cintura para lidar com situações difíceis e imprevistas.

Por outro lado, pode ser uma mais-valia ter carta de condução para facilitar a movimentação entre os vários serviços.

Onde estudar para Técnico de Elevadores

Existem poucos cursos especificamente dedicados à formação de Técnicos de Elevadores. Contudo, há várias formações focadas na instalação e manutenção.

As grandes empresas que vendem Elevadores também promovem a formação destes profissionais. É uma forma de garantirem a mão de obra que falta no mercado.

Mas também podes fazer outros cursos técnicos que podem ser importantes como “cartão de visita” junto de um empregador. Entre esses estão as áreas que já referimos, como, por exemplo, eletrónica e mecânica, mas também mecatrónica.

Para começares a tua busca, deixamos-te alguns links de formações que podem ser do teu interesse…

Portugal:

Brasil:

Após leres tudo isto já percebeste que a profissão de Técnico de Elevadores é bem exigente e tem um alto grau de responsabilidade. Portanto, analisa se tens o perfil para a abraçar antes de seguires em frente. Ficamos a torcer pelo teu sucesso!

Mas se ainda tens dúvidas, espreita o Simulador de Profissões para chegares a outras alternativas que podem ser a escolha certa para a tua realização profissional.

Partilhar Post

2 comentários em “Técnico de Elevadores”

  1. Avatar

    olá gostaria de saber mais sobre curso de manutenção d elevadores e também questões relacionais a preço e dias de aula, e horários..

    1. Guia das Profissões
      Guia das Profissões

      Olá Lucas.

      Na verdade, nós não temos essas informações. Apenas divulgamos a informação quanto a formações existentes nesta área profissional.

      Portanto, só podemos recomendar que contactes diretamente os responsáveis do curso, seguindo os links que indicamos, para obteres as informações de que precisas.

      Desejamos-te o maior dos sucessos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top