Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho

técnico de segurança e saúde no trabalho

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Direito Física Matemática Materiais e Tecnologias Química

Idiomas:

Inglês, Português

O Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho é o profissional responsável por promover a segurança, assim como a saúde dos trabalhadores. Ele atua junto às empresas para garantir que os funcionários estão adequadamente protegidos contra acidentes e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho.

Esta é uma profissão aliciante, principalmente para quem se preocupa com o bem-estar do outro. Sabemos que o mercado de trabalho pode levar a alguns acidentes e algumas profissões são bem mais arriscadas do que outras.

Sem dúvida, ter alguém responsável por garantir a segurança dos trabalhadores é fundamental e é essa a função deste profissional técnico.

Se esta é uma profissão que te interessa, então continua connosco e descobre o que faz um Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho, quais as tarefas que ele tem no seu dia a dia, as saídas profissionais, assim como dicas úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho?

O Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho é aquele que se certifica de que os locais de trabalho são seguros para os seus empregados, inspecionando o equipamento e certificando-se de que todas as ferramentas são mantidas e usadas corretamente.

Além disso, ele assegura uma ventilação adequada do espaço de trabalho, monitorizando quaisquer substâncias perigosas que possam estar presentes.

É este técnico, também que forma os trabalhadores em políticas de segurança, ensinando-lhes as normas de segurança e as melhores posturas perante as várias tarefas que desempenham no dia a dia de trabalho.

Também conduz avaliações de risco de potenciais perigos, redige relatórios sobre condições ou incidentes inseguros, analisa planos de empreiteiros ou subempreiteiros e fornece recomendações para melhorar a segurança no local de trabalho.

Quais as suas funções

Os Técnicos de Segurança e Saúde no Trabalho são atores chave na proteção dos trabalhadores em qualquer indústria, garantindo a sua segurança. A sua principal função é, portanto, garantir que todos os trabalhadores têm consciência dos riscos da sua profissão e as atitudes e posturas adequadas para minimizar os riscos.

Eles desempenham um papel vital na manutenção de ambientes de trabalho saudáveis, inspecionando o equipamento, fazendo cumprir os regulamentos de Segurança e Saúde no Trabalho, realizando avaliações de risco e dando formação aos trabalhadores sobre políticas de Segurança e Saúde no Trabalho.

Este profissional é responsável pela implementação e aplicação dos regulamentos de Segurança e Saúde no local de trabalho. Ele trabalha para proteger os trabalhadores de qualquer dano potencial, assegurando que sejam tomadas as precauções adequadas para prevenir lesões ou riscos de doença.

Assim sendo, ele age na prevenção de acidentes e não na resolução dos mesmos. O objetivo é que os riscos sejam minimizados para que os acidentes não aconteçam e os trabalhadores possam trabalhar em segurança e com confiança nos seus métodos e equipamentos de trabalho.

Para desempenhar as suas funções, este profissional deve ter conhecimentos sobre as leis de Segurança e Saúde no Trabalho, bem como sobre as práticas comerciais gerais.

Saídas no Mercado de Trabalho

Uma carreira como Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho proporciona excelentes oportunidades de carreira para aqueles que procuram fazer a diferença nas suas comunidades.

Com conhecimentos especializados em Segurança e Saúde no Trabalho, podes trabalhar com muitas organizações diferentes, tanto públicas como privadas, para garantir a segurança dos empregados em todos os setores.

Como entrar na carreira de Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho?

Para seguires a profissão de Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho é necessário teres uma formação técnica na área. O melhor caminho é frequentar um curso em Segurança e Saúde no Trabalho numa instituição acreditada.

Estes cursos cobrem vários tópicos, tais como:

  • Sistemas de segurança
  • Regulamentos
  • Direitos dos trabalhadores
  • Avaliação e controlo de perigos
  • Ergonomia
  • Primeiros socorros
  • Planeamento de respostas de emergência
  • Entre outros

Com formação adequada, os Técnicos de Segurança e Saúde no Trabalho podem construir uma carreira de sucesso, ajudando a garantir a segurança dos trabalhadores.

Onde estudar para Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho?

Para te tornares Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho tens de ter uma formação certificada na área. Deixamos-te aqui algumas opções para avaliares e começares a tua pesquisa. Confere!

Portugal:

  • Curso de Técnico Superior em Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho – Universidade de Aveiro
  • Pós-graduação em Segurança e Saúde do Trabalho (Técnico Superior SST) – ISEP

Brasil:

Se procuras fazer a diferença e proteger as pessoas de potenciais riscos, a profissão de Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho é uma excelente oportunidade. Com formação adequada, pode construir uma carreira de sucesso, ajudando a garantir a segurança dos trabalhadores. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *