Técnico em Efeitos Especiais Óticos

técnico em efeitos especiais óticos

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O técnico em efeitos especiais óticos é o profissional responsável por realizar os efeitos especiais durante as filmagens, com o uso de acessórios complementares nas câmaras, assim como na fase da pós-produção (computação gráfica).

Quando falamos de efeitos especiais, estamos a falar de técnicas usadas no cinema, televisão e entretenimento para conseguirmos captar cenas que, de outra forma, não seriam possíveis.

Ou seja, quando algo não se consegue produzir pela ação ao vivo, ou por meios normais de gravação, utilizam-se técnicas para dar a “ilusão” de que aquilo que parece impossível aconteceu de verdade.

Existem diversas técnicas de efeitos especiais e é comum que se usem diferentes técnicas numa mesma cena.

Se esta é uma área que te interessa e se adoras a 7ª arte e o mundo das artes, então a profissão de técnico em efeitos especiais óticos pode ser muito interessante para ti.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Técnico em Efeitos Especiais Óticos?

O técnico em efeitos especiais óticos é o profissional que se dedica aos efeitos visuais ou óticos. Os efeitos especiais podem ser divididos em duas categorias distintas (visuais/óticos e físicos/mecânicos).

Os efeitos visuais podem ser feitos com uso da câmara ou por computação gráfica. Já os efeitos físicos, ou mecânicos, são feitos com o uso de pirotecnia, cenários, caracterização e adereços. A par destes, temos ainda os efeitos sonoros, os quais são desenvolvidos digitalmente.

O trabalho de todos estes profissionais em efeitos especiais é essencial para criar a magia que a história precisa. Graças a eles, o público é capaz de sonhar e viajar para mundos inexistentes.

Os efeitos visuais também são conhecidos no meio como VFX. Estes geralmente são adicionados já depois das filmagens, embora possam ser feitos também durante as gravações, com o uso de acessórios complementares da câmara.

Com os avanços tecnológicos, sem dúvida, a maior parte deste trabalho é feito de forma digital, tanto na captação como na composição.

Quais as suas funções

O técnico em efeitos especiais óticos é responsável pelos efeitos especiais visuais de uma produção cinematográfica.

Além de trabalhar durante as gravações, em efeitos visuais feitos a partir da câmara, com uso de acessórios complementares, também trabalha na fase da pós-produção, realizando os efeitos através de computação gráfica.

O trabalho em efeitos especiais é feito sob a supervisão de um técnico sénior ou de um supervisor de efeitos especiais.

Saber trabalhar em equipa é, portanto, indispensável para quem trabalha em efeitos especiais.

Descobre outras profissões que te interessam ao usar o nosso Simulador e ao fazer os nossos Testes!

Saídas no Mercado de Trabalho

Apesar de muitas produções cinematográficas usarem efeitos especiais, são poucos os profissionais especializados na área. Para teres uma ideia, no Reino Unido (onde as artes são bem mais valorizadas que Portugal e Brasil), existem apenas entre 200 e 250 profissionais em efeitos especiais na BECTU (Broadcasting, Entretainment, Communication and Theatre Union).

Sendo assim, se queres tornar-te técnico em efeitos especiais visuais, tens de estar preparado para enfrentar algumas dificuldades na hora de conseguir um trabalho.

São muito poucas as oportunidades de emprego e é raro veres um anúncio de trabalho por aí. Portanto, o melhor é trabalhares bem a tua rede de contactos para conseguires uma indicação no meio cinematográfico.

Quanto ganha um Técnico em Efeitos Especiais Óticos?

O salário do técnico em efeitos especiais óticos varia muito de produção para produção, assim como da experiência comprovada. Obviamente, os técnicos estagiários ganham menos do que os técnicos seniores e os supervisores.

No entanto, podemos dizer, aqui, que os técnicos estagiários e os técnicos em efeitos especiais óticos (com cinco anos de experiência no cargo, aproximadamente) ganham entre 8 e 25 euros por hora.

Lembramos que este é um trabalho que é, geralmente, feito como freelancer, pois é feito apenas para um projeto, de forma esporádica.

Como profissional freelancer, é importante fazeres uma boa gestão do teu dinheiro. Se em alguns momentos vais ganhar muito, também terás momentos em que não vais ganhar nada. Além disso, as obrigações fiscais são maiores e deves estar sempre atento a elas.

Como entrar na carreira de Técnico em Efeitos Especiais Óticos?

Para te tornares técnico em efeitos especiais óticos, não é obrigatório ter uma formação, até porque se valoriza mais o talento e as habilidades do que propriamente os estudos. Além disso, como começas a carreira como estagiário, terás a oportunidade de aprender tudo com outros profissionais que já atuam na área e com mais experiência.

De entre as habilidades mais valorizadas neste profissional, destacamos aqui, por exemplo:

  • Criatividade
  • Proatividade
  • Engenhosidade
  • Trabalho em equipa
  • Resolução de problemas
  • Atenção ao detalhe
  • Flexibilidade
  • Trabalhar sob stress e pressão

No entanto, se queres entrar no mercado de trabalho com conhecimentos na área, o melhor é procurares uma formação na área. Mesmo durante a tua carreira, deves procurar por cursos de curta duração para conseguires desenvolver outras habilidades.

Onde estudar para Técnico em Efeitos Especiais Óticos?

Como dissemos, não é obrigatório ter uma formação na área, até porque começas como um estagiário e terás a possibilidade de aprender com o dia a dia de trabalho. No entanto, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar.

Dá uma vista de olhos!

Portugal:

Brasil:

Internacionais (online):

Se queres ser técnico em efeitos especiais óticos, então luta por aquilo que desejas. Investe na tua formação, pois poderá ser útil no teu futuro profissional. Nós desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top