Tratador de Cavalos

Tratador de Cavalos

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Educação Física Matemática

Idiomas:

Português

O Tratador de Cavalos ou de Equinos cuida da higiene e da alimentação destes animais magníficos. O seu papel é fundamental para a saúde e maneio de equinos, tendo também tarefas de equitação e desbaste de cavalos. Mas vem daí descobrir mais sobre a profissão…

Os cães são considerados os melhores amigos dos humanos, mas há estudos científicos que referem que os cavalos são muito mais fiéis.

Sabias que o cavalo pode memorizar palavras humanas tão bem ou ainda melhor do que o cão? Pois é, os cavalos têm uma excelente audição e são muito inteligentes.

Porém, para lá desses dados curiosos, são animais encantadores só pela sua figura imponente. Por isso, não é de espantar que muitas pessoas se interessem tanto pelos equinos.

Assim, a profissão de Tratador de Cavalos surge como uma boa opção para quem quer conhecer melhor este mundo.

É até uma atividade terapêutica em si, pois o contacto com cavalos promove muitos benefícios. Repara que a Hipoterapia é muito procurada para solucionar determinados problemas emocionais e certas incapacidades.

Além disso, o aprendizado de Cavaleiros e Jóqueis também envolve tarefas de tratamento dos cavalos, pois é uma fase essencial do cuidado destes animais. Estamos referindo o fato de ser ideal para reforçar a conexão entre a pessoa que monta e o cavalo que é montado.

Mas vem entender melhor o trabalho de um Tratador de Cavalos…

Quanto ganha um Tratador de Cavalos

O mundo dos cavalos pode movimentar muito dinheiro, mas o Tratador de Cavalos está entre os profissionais menos bem pagos do setor.

Contudo, os Tratadores de Cavalos campeões podem ganhar um bom dinheiro, além de terem a oportunidade de viajar pelo mundo com o Cavaleiro ou Jóquei vitorioso. Porém, apenas alguns conseguem atingir este patamar.

Portanto, se a tua principal motivação é o dinheiro, talvez seja melhor procurares outras hipóteses.

Mas repara que a profissão assegura uma satisfação e um prazer que não têm preço! O convívio diário com cavalos promove o bem-estar emocional e psicológico – só por isso, vale a pena o trabalho.

Fica por aqui para saberes mais sobre a profissão…

O que faz um Tratador de Equinos

O Tratador de Cavalos ou Tratador de Equinos, como também é chamado, é o responsável pelos cuidados básicos prestados aos cavalos.

Assim, é seu dever cuidar da alimentação e da higiene dos animais, mas também das cocheiras e demais espaços. Contudo, também faz tarefas básicas de equitação, como, por exemplo, o maneio e desbaste de equinos.

Deste modo, é o responsável pela educação inicial do cavalo, com o adestramento básico ou a doma.

Mas o seu principal papel é responder a todas as necessidades do cavalo, permitindo-lhe dar o melhor de si quer esteja em causa a Equinocultura, a Equitação ou as corridas.

O profissional começa como mero Tratador de Cavalos, mas pode evoluir para Tratador Treinador e depois para Tratador Treinador Líder.

Inicialmente, trata da rotina diária nas cocheiras, mas também aprende técnicas básicas de Equitação e exercícios com o cavalo na guia.

Mas depois pode também desempenhar o papel de Tratador Treinador, ajudando na preparação física dos cavalos para competições. Assim, é um ajudante essencial para o sucesso do Cavaleiro e do Jóquei.

Finalmente, na etapa mais alta da carreira, o Tratador de Cavalos faz a gestão de cocheiras, liderando uma equipa de trabalho.

No turfe, ou seja, no universo das corridas de cavalos, o cavalariço, como também é chamado, que chefia uma cocheira torna-se o braço-direito do treinador. Depois disso, pode sonhar tornar-se ele próprio treinador ou até Criador de Animais.

Quais as suas funções

A rotina de um Tratador de Cavalos começa bem cedo. Lá para as cinco da manhã, é preciso alimentar os cavalos. Mas depois disso, é preciso retirá-los da baia, ou seja, do local que separa os cavalos nas cavalariças, para os escovar e limpar.

O profissional deve igualmente verificar o seu estado geral, pois em caso de qualquer suspeita deve alertar o Veterinário ou o Gestor Equino para a situação.

Mas as suas funções não se ficam por aí. Espreita, já de seguida, algumas das principais tarefas de um Tratador de Cavalos:

  • Alimentar, escovar e limpar os cavalos
  • Limpar as cocheiras
  • Arrumar e limpar os objetos de montaria (por exemplo, os arreios e as selas)
  • Vigiar o estado de saúde dos animais
  • Aplicar pomadas ou dar medicamentos quando necessário
  • Fazer o adestramento dos cavalos para o trabalho não montado e montado
  • Aparelhar os cavalos, colocando-lhes selas, arreios, caneleiras e cabeçada)
  • Preencher documentos (por exemplo, as fichas individuais dos animais)
  • Preparar condições de transporte dos animais.

Vem agora entender como podes começar a trabalhar nesta área…

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para Tratadores de Cavalos é amplo. Afinal, estes profissionais são essenciais no universo equestre.

Portanto, o Tratador de Equinos pode trabalhar em centros hípicos, haras e em ranchos e fazendas ou quintas.

Mas também pode encontrar emprego em escolas de Equitação, em coudelarias e até em empresas de Turismo Equestre.

A possibilidade de trabalhar em empresas de Equinocultura é também interessante.

No fundo, o Tratador de Cavalos tem hipóteses de trabalho onde quer que estes animais existam.

Mas vem saber como dar os primeiros passos na área…

Como entrar na carreira de Tratador de Cavalos

A formação não é um critério necessário para começar a trabalhar neste setor. Na verdade, muitas vezes, começa-se como aprendiz, com baixas qualificações profissionais, como uma alternativa de vida para quem não gosta especialmente de estudar.

Porém, apesar disso, a profissão pode dar acesso às áreas mais reconhecidas do mundo equestre. É tudo uma questão de empenho e competência.

De qualquer modo, ter uma boa formação ajuda sempre. Esse fator pode ser o diferencial na hora de encontrar um bom emprego.

Além disso, é importante ter destreza manual e uma boa condição física. E, claro está, que o gosto por cavalos é obrigatório.

Fica por aí para descobrir como aprender essa profissão.

Onde estudar para Tratador de Equinos

Há uma série de cursos para Tratadores de Cavalos que oferecem uma boa base de ensino para começar a dar os primeiros passos nesta área. Até porque, nalguns casos, está prevista a formação em contexto de trabalho que é essencial.

Em Portugal, também existem alguns cursos que se dirigem a jovens com deficiências ou incapacidades. Pois os cavalos são vistos como animais privilegiados para trabalharem esse tipo de dificuldades.

Mas também há cursos profissionais e técnicos para toda a gente que permitem concorrer à Universidade.

Vamos ajudar-te a conheceres as várias possibilidades com a seguinte lista de cursos que te podem interessar…

Portugal:

Brasil:

Como viste, o Tratador de Cavalos é muito mais importante do que algumas pessoas podem pensar. A profissão é essencial no universo equino, mas também exigente. Contudo, se gostas de cavalos e não tens medo de colocar as mãos na massa, pode ser este o teu caminho. Só podemos desejar-te boa sorte e muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top