Vendedor

vendedor

O vendedor, também chamado de comercial, ou sales representative, assim como o próprio nome indica, é a pessoa que efetua vendas. Além de vender, ele tem a capacidade de influenciar na decisão das pessoas para que estas comprem um produto ou serviço.

Outros nomes para esta profissão: Comercial, Sales Representative

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Línguas, Psicologia, Sociologia
  • Idiomas: Inglês, Português

Embora o objetivo final seja sempre a venda, a satisfação dos clientes é essencial para que os resultados sejam duradouros. Os comerciais, ou vendedores, precisam criar um relacionamento sólido com os seus clientes, para que estes se tornem fiéis à marca.

Esta é uma profissão que está em alta e a procura por vendedores tem sido muito grande. Por isso, se estás à procura de uma profissão que te ofereça muitas oportunidades de emprego, esta pode ser uma escolha acertada.

Se gostas de comunicar com os outros e te sentes atraído pela área comercial, continua a ler este artigo porque vamos contar-te tudo o que precisas saber para entrar nesta profissão.

Segue connosco!

O que faz um Vendedor?

O vendedor, além de vender produtos ou serviços, também trabalha no sentido de deixar os clientes satisfeitos. Para chegar à venda, o comercial tem de conhecer a pessoa que está à sua frente, perceber quais são as suas necessidades, o seu estilo de vida e também a sua personalidade.

Pode parecer muito para o tão pouco tempo que estão frente a frente, mas a verdade é que um bom comercial sabe identificar as principais características dos clientes em poucos minutos.

Só conhecendo a pessoa que está à nossa frente é que conseguimos oferecer as melhores soluções para suprir as necessidades.

Ao contrário do que possas pensar, os vendedores não vendem a qualquer custo. O principal é que os clientes realmente sintam que o produto ou serviço que compraram fez uma diferença positiva na sua vida.

Um cliente satisfeito é um cliente que vai comprar mais vezes. Então, esta relação que se estabelece com os clientes é essencial para manter uma renda fixa (quando aplicável a venda contínua).

Sem dúvida, o mundo das vendas mudou bastante nos últimos anos. Hoje a venda não é só trocar produtos / serviços por dinheiro. As vendas são um meio de gerar valor para os clientes.

E para conseguirmos agregar esse valor, precisamos descobrir quais são as necessidades e as motivações dos clientes, mesmo quando eles não têm consciência dessas mesmas necessidades e motivações.

Quais as suas funções

O vendedor, ou sales representative, é um especialista em fechar negócios com os clientes. Ele é o verdadeiro executivo de vendas. Numa estrutura comercial elaborada, os comerciais só trabalham com as pessoas que mostraram já interesse nos produtos e serviços durante a etapa de pré-venda. Neste caso, o comercial é aquele que finaliza a venda.

São muitas as funções que os vendedores têm, de entre as quais destacamos:

  • Perceber oportunidades de negócios
  • Falar com o cliente para expor os produtos / serviços, com o intuito de uma influenciar uma decisão
  • Fazer demonstrações de produtos e serviços
  • Elaborar uma proposta para o cliente

O vendedor é um verdadeiro negociante, as vendas estão-lhe nas veias e com as técnicas certas ele consegue influenciar a decisão de compra, mas sempre agregando valor aos clientes.

O principal objetivo é vender os produtos ou serviços com rapidez, mas olhando sempre para a satisfação das necessidades dos clientes. O foco não está em converter em venda, mas converter em venda de valor.

As vendas podem ser feitas de diferentes formas. Poderá vender pessoalmente, encontrando-se com os potenciais clientes, ou pode trabalhar no modelo inside sales.

No caso das vendas internas (inside sales), estas são feitas a partir do escritório, pelo telefone, e-mail, chamadas de vídeo, mensagens de texto, entre outras formas de contacto à distância.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho mostra-se muito bom para a área comercial. A verdade é que este setor é o que mais tem contratado nos últimos anos e a tendência é manter esse padrão.

Sendo assim, as oportunidades de trabalho são quase infinitas e podes escolher entre dezenas de ofertas diárias nesta área.

Podes trabalhar em todo o tipo de empresas que impliquem venda de produtos ou serviços, desde telecomunicações a tecidos, por exemplo.

A maioria das vagas de trabalho para comerciais oferecem contrato de trabalho com um salário base e comissões. Ou seja, quanto mais venderes, mais ganhas. Este é um estímulo extra para conseguires melhores resultados.

Como entrar na carreira de Vendedor?

Para entrares na carreira de vendedor não precisas e nenhum curso ou conhecimento específico. A maioria das empresas exige só a escolaridade obrigatória, mediante a tua idade, podendo ser o 9º ou o 12º ano.

No entanto, como em tudo na vida, quanto mais conhecimento tens em determinada área, melhores as ofertas de trabalho, mais probabilidade tens de ficar colocado no cargo, e será mais fácil conseguires crescer profissionalmente.

Por isso, se realmente queres seguir uma carreira na área comercial, o ideal é obteres o máximo de conhecimentos sobre técnicas de vendas. Já existem vários cursos profissionais para as pessoas que querem aprender mais sobre o assunto.

Além disso, tens à tua disposição muitos livros sobre vendas que podem ajudar-te a crescer e evoluir muito, como, por exemplo:

  • “Alcançando a excelência em vendas: SPIN selling”, de Neil Hackman
  • “A venda desafiadora”, de Matthew Dixon e Brent Adamson
  • “A bíblia das vendas”, de Jeffrey Gitomer

Onde estudar Vendas?

Portugal:

Brasil:

Estás decidido em tornar-te vendedor? Então não deixes de investir mais na tua formação. Estuda, aperfeiçoa-te, dedica-te mais, porque vais ver que fará toda a diferença no teu percurso profissional! Sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima