Argolista

argolista

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O argolista é um artista de circo que faz apresentações com números de argolas. Estas apresentações atraem os olhares de todos, não só pela dificuldade, como por toda a beleza envolvente. 

Os espetáculos circenses têm uma magia única. Existe um mistério neste mundo do circo que faz com que muitas pessoas queiram, nem que seja por um dia, viver a experiência. 

Sem dúvida, para quem tem alma de artista, é impossível não se sentir atraído por este mundo. São os aplausos, as luzes, os figurinos, os espetáculos maravilhosos… Tudo isso nos apaixona e cria-nos uma curiosidade enorme. 

Se esse é o teu caso, está na hora de conheceres um pouco mais sobre o mundo do circo. Aqui vamos explorar a profissão de argolista, mas existem muitas mais. Poderás descobri-las no nosso site. Sente-te à vontade para navegar e encontrar as mais variadas profissões de circo, como, por exemplo, palhaço, mágico, equilibrista, trapezista, entre tantas outras. 

Vamos à descoberta?

O que faz um Argolista?

O argolista é um artista de circo que faz números com argolas. Regra geral, as argolas usadas têm diferentes tamanhos e os argolistas saltam, dão cambalhotas, passando no meio das argolas (fixas ou em movimento). 

Estes números normalmente envolvem vários artistas em simultâneo, criando uma dinâmica muito interessante ao espetáculo. 

Para entenderes melhor o que falamos, deixamos-te aqui uns vídeos que ilustram bem um número de argolas no circo. 

Existem também os números em argolas olímpicas, as quais estão suspensas e o artistas faz o seu número em altitude, agarrando-se às argolas, ou argola, com as mãos e pés.

Deixamos-te aqui um vídeo também com uma apresentação em argolas olímpicas para perceberes melhor como é este número. 

Como qualquer arte, a evolução é essencial para mantermos o público “agarrado” do primeiro ao último segundo. Se os números forem sempre iguais, sem inovação, deixa de haver interesse por parte das pessoas. Sendo assim, há sempre um trabalho de criatividade para trazer novos elementos à apresentação. 

Quais as suas funções

Sem dúvida, o argolista é um artista. Por isso, a sua principal função é entreter o público que assiste ao seu espetáculo. Independentemente do número ou apresentação, o artista tem que ter como prioridade quem o assiste. Sem os aplausos do público, não existe artista.

Sendo assim, o dia a dia do argolista passa muito por criar números diferentes para que as suas apresentações sejam impactantes e surpreendentes. O risco envolvido é sempre maior, pois as performances acabam por ser mais difíceis de executar. Como falamos de números que são feitos no ar, ou seja, a uma certa altitude, quanto mais difícil for, maior é o risco de cair. 

Para que na hora do espetáculo tudo corra como o esperado, é importante que os treinos sejam levados a sério. Os treinos são diários e de várias horas. É uma rotina muito cansativa, muito dura, mas que vale a pena quando fazemos um espetáculo perfeito, por mais difícil que ele seja. 

Olhar para o público e perceber que ficaram surpresos com o que apresentamos, não tem preço. Os aplausos são, sem dúvida, o fôlego que tanto precisamos para continuar a treinar e a criar números para os espetáculos seguintes. 

Saídas no Mercado de Trabalho

O argolista é um artista de circo, por isso, as ofertas de trabalho que mais interessam são, precisamente, aquelas que são abertas pelos circos. 

Existem algumas vagas de trabalho para teatro e outros eventos culturais e artísticos. No entanto, estas últimas são poucas e não aparecem com tanta regularidade. Além disso, são trabalhos temporários, sem vínculo laboral e sem continuidade.

Como entrar na carreira de Argolista?

Se queres entrar na carreira de argolista, então o primeiro passo é aprender a arte. Ter um bom condicionamento físico é essencial para conseguires realizar números em argolas. Por isso, é bom treinares o teu corpo, tanto em força, como em flexibilidade.

Podes aprender os exercícios em argolas nas escolas circenses, mas como as argolas olímpicas são também uma modalidade desportiva, podes aprender numa escola de preparação de atletas olímpicos. 

A determinação, o foco e o empenho são o segredo para conseguires seguir esta carreira. Como qualquer artista e atleta, o trabalho tem de ser diário. Com toda a certeza, é a repetição que vai levar à perfeição. Por isso, não podes desistir. Por muito que pareça difícil ou impossível, tens de encontrar força na vontade que tens de te tornar um grande argolista. 

A realização dos teus sonhos é mais importante que tudo, por isso não deixes de lutar por ele, mesmo quando a tua vontade de deixar tudo para trás seja grande.

Vais ter fases boas, fases más, mas o mais importante é seres feliz a fazer aquilo que tu gostas. 

Onde estudar para Argolista?

Portugal:

Brasil: 

Ficaste com vontade de seguir a profissão de argolista? O circo sempre te apaixonou? Então não deixes escapar a oportunidade de realizares os teus sonhos. Inscreve-te numa escola de circo, ou então numa escola de preparação de atletas olímpicos e trabalha desde já a tua carreira. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top