Cadista

cadista

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Geometria Descritiva Informática Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O cadista, ou desenhista cadista, é um profissional que desenvolve plantas e esboços, faz modificações em desenhos, usando um programa CAD (Computer Aided Design). Este trabalha com projetistas e, muitas vezes, com arquitetos e engenheiros.

Resumindo, este profissional trabalha com desenho arquitetónico e de engenharia, mas em ambiente CAD, ou seja, Desenho Assistido por Computador.

Como os avanços tecnológicos vieram “modernizar” todas as áreas do mercado de trabalho, esta profissão está em alta.

Se gostas de arquitetura ou engenharia, esta pode ser uma carreira muito boa para ti. Neste artigo, vamos dar-te a conhecer a profissão de desenhador cadista e vais obter informações úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vais descobrir, por exemplo, o que ele faz no seu dia a dia, as funções que tem, as saídas profissionais e o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um Cadista?

O cadista, também conhecido como desenhista cadista, usa o programa CAD para fazer desenhos de engenharia ou arquitetura. No entanto, este profissional não é responsável por projetar, ou seja, ele não é um desenhador da construção civil (projetista, no Brasil). Ele apenas coloca o desenho técnico no programa CAD.

Estes desenhistas podem desenvolver plantas e esboços, mas também atualizam os desenhos e fazem pequenas modificações nos desenhos.

Além disso, os cadistas fazem uma interpretação de projetos feitos por engenheiros, arquitetos, mas também por paisagistas e designers.

No caso do trabalho em arquitetura, este profissional, além de saber trabalhar com CAD, tem de ter bons conhecimentos em geometria descritiva, até porque precisa fazer cálculos direcionados, tendo em conta as normas técnicas.

Ainda não sabes se esta profissão é a certa para ti? Então faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!

Quais as suas funções

O cadista tem como principal função colocar um desenho técnico no programa CAD, o qual foi feito por um arquiteto, engenheiro, paisagista, designer, ou um desenhador de construção civil.

Sem dúvida, este é um trabalho que trouxe a várias indústrias maior agilidade. Antes de termos o CAD, sempre que queríamos ter uma cópia do desenho, tínhamos de fazê-la à mão. Além desta agilidade, o trabalho do desenhista cadista permite olharmos para os projetos de ângulos distintos, pois ele mostra-nos o projeto em 3D.

Ao termos esta ferramenta, conseguimos corrigir vários problemas com antecedência, como, por exemplo, problemas de proporção ou de encaixe.

O profissional consegue, por exemplo, identificar erros nas medidas quase que de forma automática, poupando muito tempo e dinheiro, assim como consegue fazer alterações e modificações aos projetos com mais facilidade, pois não precisa fazer o desenho todo outra vez.

Assim, este profissional tem de dominar um software CAD (a maior parte dos profissionais utiliza o AutoCAD). Saber trabalhar em equipa é, também, essencial, até porque o dia a dia passa muito por trabalhar com o desenhador de construção civil, arquiteto, entre outros profissionais.

Sendo uma profissão muito voltada para as tecnologias, é fundamental estar sempre atualizado e a par de todas as mudanças e novidades. Só desta forma um cadista consegue manter-se no mercado de trabalho como uma mais-valia.

Saídas no Mercado de Trabalho

O cadista pode atuar em áreas muito diversas, entre as quais se destacam a arquitetura, engenharia civil, paisagismo e design de interiores. No entanto, ele também pode encontrar trabalho em:

Como o mundo está cada vez mais voltado para a modernização apoiada nas novas tecnologias e nos avanços tecnológicos, as oportunidades de trabalho para cadistas é crescente e tem tendência a manter-se em alta nos próximos anos.

Embora possas trabalhar para uma empresa, podes também seguir uma carreira como freelancer. Neste caso, farás os projetos em CAD de forma temporária, podendo atuar em diferentes projetos ao mesmo tempo.

Como entrar na carreira de Cadista?

Se queres seguir a profissão de cadista, então tens de ter conhecimentos profundos de softwares CAD, desenho, desenho técnico e geometria descritiva.

Como o software mais usado nesta carreira é o AutoCAD, se tiveres uma formação específica, o teu valor no mercado de trabalho é maior.

Se fizeres um curso técnico em desenho de projetos de arquitetura e engenharia, não só se abrirão mais portas, como te permitirá trabalhar também como desenhador da construção civil (projetista).

Outra vantagem deste curso técnico é que te dá equivalência ao 12º ano de escolaridade e permite-te (caso queiras), seguir os teus estudos para a faculdade.

Onde estudar para Cadista?

Tal como dissemos, para te tornares cadista, deves ter uma formação sólida em software CAD, embora seja vantajoso, também, teres um curso técnico em desenho de projetos de arquitetura e engenharia.

Por isso, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar. Ora espreita!

Portugal:

Brasil:

Gostavas de te tornar cadista? Se sim, então não desistas dos teus sonhos e procura uma boa formação. O mercado de trabalho está muito exigente e termos uma boa formação é essencial para nos afirmarmos no mundo laboral. Por isso, investe em ti, no teu futuro, e luta sempre por aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top