Instrutor de Xadrez

Instrutor de Xadrez

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Física Matemática

Idiomas:

Inglês, Português

O instrutor de xadrez, ou monitor de xadrez, é um professor que prepara crianças e iniciantes no mundo do xadrez. Este profissional dá formação inicial a futuros jogadores e, por isso, desempenha um papel fundamental no progresso destes.

As bases são muito importantes em qualquer desporto, incluindo num desporto intelectual como o xadrez. Assim como o professor do ensino primário é muito importante para que as crianças aprendam a ler, escrever e fazer contas, preparando-as para adquirirem conhecimentos mais complexos, os instrutores de xadrez vão preparar os seus alunos para darem um passo gigantesco neste desporto.

Se és um apaixonado por xadrez e se sentes que tens vocação para a pedagogia, então a profissão de instrutor de xadrez pode ser aquela que tanto procuravas.

Neste artigo vamos dar-te a conhecer esta profissão e tudo o que precisas para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vamos?

O que faz um Instrutor de Xadrez?

O instrutor de xadrez é um professor que ensina as bases do xadrez a quem quer iniciar-se neste desporto intelectual. Ele desempenha um papel muito importante, pois os jogadores que têm boas bases, conseguem melhores resultados ao longo a formação e na sua carreira como xadrezista (jogador de xadrez profissional).

O professor de xadrez pode dar aulas em grupo ou individuais. Como qualquer outro professor, ele prepara as aulas de acordo com o grau de conhecimento dos seus alunos. Prepara também alguns exercícios para que eles possam fazer, como problemas de xadrez, por exemplo.

Além disso, o monitor de xadrez tem de preparar os alunos a jogarem rápido. Em competições e torneios, os xadrezistas (também chamados de escaquistas ou enxadristas) não só precisam ter raciocínio lógico e saber jogar muito bem, como precisam pensar rápido.

Os jogadores têm um tempo limitado para realizar os movimentos. Nesse sentido, quanto mais rápido for o seu raciocínio, mais hipótese terá de ganhar. Sendo assim, o instrutor de xadrez tem de preparar os seus alunos para que ganhem essa rapidez de pensamento e ação.

Quais as suas funções

A principal função do instrutor de xadrez (também chamado de professor de xadrez ou monitor de xadrez) é ensinar as bases deste desporto intelectual aos seus alunos. Este profissional vai preparar os alunos para crescerem como xadrezistas.

É importante deixarmos claro, aqui, que o monitor de xadrez não faz o mesmo que o treinador de xadrez. Este último é o profissional que vai ajudar os xadrezistas (especialmente quando falamos de jogadores de xadrez profissionais) a evoluírem.

Ou seja, enquanto o professor de xadrez ensina as bases (como que equivalente ao professor do ensino primário), o treinador de xadrez aprimora os seus conhecimentos e habilidades (como o professor do ensino secundário, chamado de ensino médio no Brasil).

Então, o instrutor de xadrez prepara as suas aulas (privadas ou em grupo) de acordo com o grau de conhecimento dos seus alunos, elabora exercícios, problemas, e estimula o raciocínio lógico rápido.

Saídas no Mercado de Trabalho

O instrutor de xadrez pode trabalhar como profissional autónomo, dando aulas particulares ou em grupo por conta própria (presencialmente ou online). Pode ainda trabalhar em clubes de xadrez ou associações que disponibilizem aulas de xadrez.

Algumas escolas também apostam no ensino deste desporto intelectual. Nesse sentido, existem algumas vagas para professor de xadrez com contrato de trabalho.

No entanto, Portugal e Brasil são países em que o xadrez não é popular nem valorizado. Por isso, são poucas as oportunidades de emprego.

Não existem muitas escolas que ofereçam aos alunos estas aulas, nem existem assim tantos clubes que possam pagar para ter um monitor de xadrez. Além disso, por não ser um desporto popular, são poucas as crianças e jovens que querem aprender a jogar.

Apesar de todas as dificuldades, se esse é o teu sonho, não desistas! Da mesma forma que existem poucas oportunidades, a verdade é que também não existem muitas pessoas que queiram seguir esta carreira. Por isso, investe numa boa formação e segue em frente!

Como entrar na carreira de Instrutor de Xadrez?

Para seguires a profissão de instrutor de xadrez, antes de mais nada tens de saber jogar xadrez muito bem. Por isso, a maior parte dos monitores de xadrez já foram, ou são, xadrezistas. Ter a prática de competições e torneios é essencial para conseguirmos preparar os alunos corretamente. Por isso, se queres ser um ótimo professor de xadrez, deves participar de vários torneios e competições.

O estudo tem de ser contínuo, pois só desta forma vais conseguir preparar os mais jovens da melhor forma. Sendo assim, deves estudar sempre novas táticas de jogo (aberturas, finalizações, meio-jogos), resolver problemas de xadrez complexos e ler livros sobre estratégia de xadrez.

Caso queiras evoluir na carreira e tornar-te treinador de xadrez, tens de concluir um curso de treinadores. Este curso é oferecido pela Federação Portuguesa de Xadrez (Portugal) e pela Confederação Brasileira de Xadrez (Brasil).

Onde estudar para Instrutor de Xadrez?

Para te tornares instrutor de xadrez, então deves procurar uma formação para ensinares este desporto. O curso de treinador de xadrez é a melhor escolha. Aqui deixamos-te algumas opções.

Portugal:

Brasil:

Adoras xadrez e sonhas em tornar-te um instrutor de xadrez? Então não deixes de investir numa boa formação e nunca deixes de estudar. Nós desejamos que conquistes todos os teus sonhos!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top