Tutor de Cursos à Distância

tutor de cursos à distância

Queres seguir uma profissão online? Gostas de ajudar os outros? A educação à distância é uma realidade e é cada vez mais comum. Por isso, ser tutor de cursos à distância pode ser uma boa escolha para quem gosta da ideia de trabalhar a partir de casa.

Outros nomes para esta profissão: Tutor de EAD, Tutor EAD

  • Modalidades: Teletrabalho
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Direito, Economia, Filosofia, Física, Geografia, História, Línguas, Literatura, Matemática, Materiais e Tecnologias, Psicologia, Química, Sociologia
  • Idiomas: Francês, Inglês, Português

Esta modalidade de ensino permite que as pessoas estudem a partir de casa, e ensinem também a partir de casa, pela internet. Sem dúvida, esta é uma modalidade que tem muito para crescer, porque também traz muitos benefícios para alunos, professores e tutores.

Além da flexibilidade de horários que o ensino à distância permite, também ajuda a diminuir os custos no dia a dia, com transportes e alimentação, por exemplo.

Embora traga várias vantagens, esta modalidade de ensino também exige mais dos estudantes. Sabemos que aprender com o professor à nossa frente é diferente. E é por isso que surge o tutor de cursos à distância. Sem dúvida, ele é uma peça chave para o sucesso do ensino à distância, pois acompanha os estudantes.

Se estás interessado em seguir esta carreira, então continua a ler este artigo. Vamos mostrar-te o que o tutor de EAD faz no seu dia a dia, quais as funções que tem no trabalho, como está o mercado de trabalho, e o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vem connosco!

O que faz um tutor de cursos à distância?

O tutor de cursos à distância, ou tutor de EAD, ajuda os alunos que estão a estudar online. O professor online dá os conteúdos em vídeo pela internet. Depois os tutores ajudam no processo de aprendizagem durante o curso.

Fóruns, chats, e-mail, são algumas das ferramentas usadas no acompanhamento dos estudantes. O principal objetivo do tutor EAD é, então, fazer com que os alunos tenham um maior rendimento e consigam aprender melhor os conteúdos dados nas aulas pelo professor.

É normal que os tutores tenham uma ligação mais próxima com os alunos do que os próprios professores. Afinal, eles são o apoio dos estudantes enquanto eles estão a tirar o curso. Qualquer dúvida que tenham, ou questões que surjam ao longo do estudo, os tutores estão ali para ajudá-los.

Além disso, o tutor de cursos à distância faz uma avaliação constante e contínua dos alunos. Assim conseguem analisar os resultados de cada um para ajudar a aumentar o seu rendimento.

Esta profissão é para pessoas que realmente gostem de estudar, mas também que goste de ensinar. Embora não seja o professor titular, ele é um professor também. É um professor que acompanha de perto os alunos e os ajuda a tirar o máximo partido dos conhecimentos, habilidades e capacidades.

Se este é o teu caso, então continua connosco! Vamos ver agora as funções de um tutor de EAD.

Quais as suas funções

O tutor de cursos à distância auxilia os alunos ao longo do curso. Ele tira dúvidas enquanto eles estão a estudar ou a assistir às aulas gravadas pelo professor. Também acompanha a evolução e os resultados de cada um dos estudantes, para melhorar o rendimento deles e para potencializar as suas capacidades. O objetivo do tutor é garantir que o conteúdo dado nas aulas é assimilado e faz de tudo para que os estudantes aprendam bem o conteúdo.

Enquanto tutor de EAD, tens de fazer os alunos se integrarem bem nesta modalidade de ensino à distância. Não é assim tão simples mudar do ensino presencial para o online. Por isso, o tutor deve propor novas formas de interação e aprendizagem para obter melhores resultados.

Terás de manter os estudantes motivados para continuarem a aprender e a frequentar o curso. É fácil os alunos perderem interesse quando estão do outro lado do ecrã. Televisão, internet, amigos, família… Tudo acaba por passar à frente dos estudos quando não estamos muito motivados.

Como tutor, tens o dever de fazer de tudo para manter os alunos ativos durante o curso, e para que eles continuem com vontade de aprender.

Saídas no Mercado de Trabalho

O ensino à distância é cada vez mais real. As oportunidades para professores e tutores de cursos à distância são cada vez maiores, até porque as instituições de ensino têm apostado bastante nesta modalidade.

O ensino à distância permite que todas as pessoas tirem os seus cursos. Muitos trabalham e estudam ao mesmo tempo, e esta modalidade de ensino dá flexibilidade de horários. Desta forma, os alunos conseguem organizar melhor a sua vida e conseguem ter acesso a todos os conteúdos, tal como se estivessem no ensino presencial.

Sendo assim, se queres entrar no mercado de trabalho como tutor de cursos à distância, podes encontrar trabalho em qualquer uma das instituições de ensino que ofereçam esta modalidade de ensino.

Como entrar na carreira de Tutor de cursos à distância?

Para entrar na carreira de tutor de cursos à distância precisas ter conhecimentos sobre os conteúdos dados no curso que vais trabalhar. Por exemplo, se a tua formação é em letras, dificilmente podes ajudar num curso da área das ciências exatas.

O domínio dos conteúdos ministrados nas aulas é essencial para ajudares na formação dos alunos e futuros profissionais.

Fazer um curso de especialização em educação e tutoria à distância também é importante. Vais poder aprender as diferentes metodologias para o ensino por internet e vais poder estar a par das tecnologias usadas nesta modalidade de ensino.

A maioria das instituições que oferecem cursos à distância pedem que os tutores tenham experiência na docência. Por isso, o ideal é tirares o curso superior e dares aulas durante uns tempos. Depois consegues uma vaga no ensino à distância com mais facilidade.

Como qualquer profissão, ter uma pós-graduação é sempre uma mais-valia. Pondera tirar alguma depois do curso superior que preferiste tirar.

Onde estudar para ser Tutor de cursos à distância?

Portugal:

Brasil:

Estás decidido em tornar-te um tutor de cursos à distância? Então não percas tempo. Termina o teu curso superior e inscreve-te num curso para ensinar à distância! Vais ter muito sucesso nesta carreira, com toda a certeza!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima