Os gestores de Social Media têm competências e habilidades únicas, além de conhecimentos que podem ser usados em muitas outras áreas. Nesse sentido, estes profissionais podem desempenhar uma série de outras tarefas profissionais, havendo várias alternativas de carreira.
Num mundo em que é difícil saber se uma carreira/profissão é para sempre, é fundamental estarmos a par de outras tarefas/funções que se ajustam aos nossos conhecimentos e competências.
Se és um gestor de social media, vê aqui profissões alternativas que podem encaixar no teu perfil.
8 Profissões alternativas para Gestores de Social Media
Sabendo que a vida está em constante mudança, e até as nossas preferências vão mudando ao longo do tempo, a profissão que desempenhamos pode, da mesma forma, deixar de nos “completar”.
Para aqueles que são formados em social media, existem outras profissões em que podem ser bem-sucedidos.
Vejamos!
1 – Consultor de Marketing Digital
O gestor de social media é um grande conhecedor de marketing digital. Nesse sentido, ele tem habilidades e competências para oferecer serviços de consultoria na área a empresas que estão a investir e a apostar na presença online da sua marca.
Como consultor de marketing digital, podes também oferecer consultoria para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital, assim como para a utilização correta e eficiente das redes sociais.
2 – Marketing de Conteúdo
Com os conhecimentos alargados de marketing digital, os gestores de social media também podem usar as suas habilidades para fazerem a criação e a gestão de conteúdos para as empresas.
Assim, eles também podem criar conteúdo para blogs, vídeos, infográficos, assim como outros tipos de mídia.
3 – Gestor de Comunidades Online
O gestor de comunidades online, conhecido também como community manager, é o profissional que desenvolve a comunidade, conectando as pessoas com a marca e criando um sentimento de pertença.
Os gestores de social media são exímios neste trabalho, uma vez que têm conhecimentos vastos na gestão de comunidades das marcas, grupos online, fóruns, entre outras plataformas. Afinal, não existem melhores profissionais para garantirem o engajamento do público!
4 – Estrategista Digital
Sendo um conhecedor do mundo digital, o gestor de social media pode trabalhar no desenvolvimento de estratégias de marca.
Estas estratégias incluem a presença online, o envolvimento nas redes sociais, assim como a criação de conteúdo de qualidade que assegura o engajamento, além de melhorar a reputação da marca.
5 – Marketing de Influência
Como os gestores de social media já têm conhecimentos profundos das redes sociais, eles podem atuar em marketing de influência, uma vez que podem colaborar mais facilmente com influenciadores digitais.
Além disso, eles têm conhecimentos para desenvolver campanhas de marketing de influência, as quais têm como objetivo promover produtos/serviços da marca.
6 – Formador / Professor / Coach
Qualquer pessoa que tem uma formação numa área específica pode optar por seguir uma carreira na área da educação. Assim, um gestor de social media pode dar cursos, workshops ou formações como um formador, professor ou coach.
Além de aulas e formações na área da gestão de mídia social, também pode investir em formações de marketing digital no geral.
7 – Gestor de Projetos Digitais
Profissionais de social media podem atuar, igualmente, como gestores de projetos digitais. Por terem grandes conhecimentos do mundo digital, eles são capazes de coordenar equipas no desenvolvimento de campanhas de marketing online e de projetos de social media.
8 – Escritor freelancer / Blogger
Se tens conhecimentos de marketing digital e social media, porque não investir numa carreira de escritor freelancer ou blogger na área?
Além de poderes escrever conteúdo especializado para blogs, podes também entregar conteúdo altamente qualificado para revistas digitais, agências e empresas que procuram esse tipo de conteúdo.
Como profissionais com competências amplas em marketing digital, os gestores de social media têm várias possibilidades de carreira, como pudemos ver ao longo do artigo. Desde cargos de gestão, a cargos de freelancer, as alternativas profissionais são variadas.